Imagem de líderes europeus aguardando Trump no Salão Oval foi gerada com inteligência artificial

Enquanto a Casa Branca sediava conversas visando superar diferenças entre os Estados Unidos e a Ucrânia sobre um acordo de paz com a Rússia em meados de agosto de 2025, uma imagem que supostamente mostra o presidente da França, Emmanuel Macron, sentado do lado de fora do Salão Oval com outros políticos foi visualizada mais de 60 mil vezes nas redes sociais em publicações que ironizam os líderes europeus. Mas a cena é falsa: inconsistências visuais deixam claro que a foto foi gerada por inteligência artificial (IA) e as pessoas retratadas não correspondem às presentes na reunião multilateral. 

"Enquanto Trump e Zelensky discutem na Sala Oval a paz na Ucrânia, a Europa encontra-se literalmente e metaforicamente na sala de espera. Esta imagem representa as últimas décadas de política europeia e envergonha-nos São pacientes a aguardar a ida à triagem e receberão pulseira amarela", afirma uma publicação de 19 de agosto de 2025 no Facebook

A imagem também circula no Instagram, no X, no TikTok, e em outros idiomas como inglês, grego, sérvio, eslovaco, polonês, alemão e francês.

Image
Captura de tela feita em 19 de agosto de 2025 de uma publicação no X (.)

A imagem ganhou tração nas redes quando líderes europeus se juntaram ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Casa Branca para conversas com Donald Trump, após a cúpula do mandatário norte-americano com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, no Alasca, em 15 de agosto de 2025.

Trump disse que planeja realizar uma reunião trilateral, juntando o líder ucraniano e o presidente russo.

O mandatário norte-americano se reuniu com Zelensky no Salão Oval antes das discussões na Sala Leste, que incluíram os líderes do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Finlândia, Comissão Europeia e OTAN. 

No entanto, não há indícios de que a imagem dos indivíduos esperando no corredor tenha sido feita na Casa Branca.

Uma busca por palavras-chave no X levou a uma versão em maior resolução da imagem publicada por outras contas, facilitando a identificação de sinais de inautenticidade. Apesar dos avanços na inteligência artificial, erros visuais ocorrem e a análise cuidadosa de uma imagem é um passo fundamental para determinar sua autenticidade.

Ao lado do homem que se parece com o presidente francês Emmanuel Macron, há uma terceira perna vestindo calça e um salto alto preto. Há também sapatos adicionais ao lado dos pés da mulher de vermelho.

O padrão do tapete visto na imagem também é inconsistente, com um retângulo azul aparecendo em apenas um lugar e alguns segmentos à direita estando em amarelo e outros não.

Image
Captura de tela feita em 19 de agosto de 2025 de uma imagem publicada no X com inconsistências sinalizadas pela AFP (.)

Além da ausência dos líderes da Alemanha, do Reino Unido e da Finlândia — homens que usaram óculos durante a reunião com Trump —, as três mulheres na imagem também não são líderes de nações europeias.

A pessoa de roupa turquesa tem um corte de cabelo curto semelhante ao de Ursula von der Leyen, mas fotos da AFP e imagens oficiais divulgadas pelo governo Trump mostram que a presidente da Comissão Europeia usava paletó e blusa salmão com calças pretas na reunião. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, usava um terninho cinza.

Image
Da esquerda para a direita: a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o presidente finlandês, Alexander Stubb, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente francês, Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o chanceler alemão, Friedrich Merz, e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, na a Casa Branca em 18 de agosto de 2025. (AFP / ANDREW CABALLERO-REYNOLDS)

A ferramenta de detecção de inteligência artificial Hive Moderation indicou que há 99% de chance da imagem ter conteúdo gerado pela tecnologia. 

A imagem também foi desmentida pelo Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco