
Imagem de líderes europeus aguardando Trump no Salão Oval foi gerada com inteligência artificial
- Publicado em 20 de agosto de 2025 às 23:24
- 4 minutos de leitura
- Por Marisha GOLDHAMER, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"Enquanto Trump e Zelensky discutem na Sala Oval a paz na Ucrânia, a Europa encontra-se literalmente e metaforicamente na sala de espera. Esta imagem representa as últimas décadas de política europeia e envergonha-nos São pacientes a aguardar a ida à triagem e receberão pulseira amarela", afirma uma publicação de 19 de agosto de 2025 no Facebook.
A imagem também circula no Instagram, no X, no TikTok, e em outros idiomas como inglês, grego, sérvio, eslovaco, polonês, alemão e francês.

A imagem ganhou tração nas redes quando líderes europeus se juntaram ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Casa Branca para conversas com Donald Trump, após a cúpula do mandatário norte-americano com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, no Alasca, em 15 de agosto de 2025.
Trump disse que planeja realizar uma reunião trilateral, juntando o líder ucraniano e o presidente russo.
O mandatário norte-americano se reuniu com Zelensky no Salão Oval antes das discussões na Sala Leste, que incluíram os líderes do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Finlândia, Comissão Europeia e OTAN.
No entanto, não há indícios de que a imagem dos indivíduos esperando no corredor tenha sido feita na Casa Branca.
Uma busca por palavras-chave no X levou a uma versão em maior resolução da imagem publicada por outras contas, facilitando a identificação de sinais de inautenticidade. Apesar dos avanços na inteligência artificial, erros visuais ocorrem e a análise cuidadosa de uma imagem é um passo fundamental para determinar sua autenticidade.
Ao lado do homem que se parece com o presidente francês Emmanuel Macron, há uma terceira perna vestindo calça e um salto alto preto. Há também sapatos adicionais ao lado dos pés da mulher de vermelho.
O padrão do tapete visto na imagem também é inconsistente, com um retângulo azul aparecendo em apenas um lugar e alguns segmentos à direita estando em amarelo e outros não.

Além da ausência dos líderes da Alemanha, do Reino Unido e da Finlândia — homens que usaram óculos durante a reunião com Trump —, as três mulheres na imagem também não são líderes de nações europeias.
A pessoa de roupa turquesa tem um corte de cabelo curto semelhante ao de Ursula von der Leyen, mas fotos da AFP e imagens oficiais divulgadas pelo governo Trump mostram que a presidente da Comissão Europeia usava paletó e blusa salmão com calças pretas na reunião. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, usava um terninho cinza.

A ferramenta de detecção de inteligência artificial Hive Moderation indicou que há 99% de chance da imagem ter conteúdo gerado pela tecnologia.
A imagem também foi desmentida pelo Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia.