
Homenagem do Vasco a jogador lesionado circula falsamente como declaração de apoio a Bolsonaro
- Publicado em 21 de agosto de 2025 às 20:53
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Faixa do Vasco em apoio a Jair Bolsonaro repercute nas redes sociais. Uma cena inesperada durante o jogo do Vasco chamou a atenção de todos”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Instagram, no Threads, no Facebook, no TikTok e no X.

No vídeo viral, jogadores do Vasco da Gama aparecem alinhados em um campo de futebol. À sua frente, torcedores mirins, também alinhados, seguram uma faixa com o escudo do Vasco que exibe os dizeres: “Força, Jair!”.
Em algumas publicações que mostram apenas uma captura de tela do vídeo, a palavra “Bolsonaro” aparece inserida em letras menores na parte inferior da faixa.
No entanto, o registro não mostra uma homenagem feita pelo clube carioca ao ex-presidente.
Homenagem a jogador lesionado
Uma busca reversa pela imagem dos jogadores com a faixa conduziu a um artigo do jornal Extra publicado em 9 de fevereiro de 2024, intitulado: “‘Força, Jair’: faixa do Vasco em dia de operação que implicou Bolsonaro repercute nas redes sociais”.
A matéria explica que o registro autêntico foi feito em 8 de fevereiro daquele ano, durante uma partida pelo Campeonato Carioca do Vasco contra o Audax, e que o momento teria gerado uma série de piadas nas redes sociais por coincidir com a data em que Jair Bolsonaro se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que investigava uma suposta tentativa de golpe de Estado.
A demonstração dos jogadores, no entanto, foi uma homenagem ao meio-campista Jair Rodrigues Júnior, que havia sofrido uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) dias antes, em 4 de fevereiro.
Publicações sobre a lesão de Jair feitas pelos perfis do Vasco e pela imprensa nas redes sociais em fevereiro de 2024 utilizam a mesma expressão exibida na faixa para desejar uma rápida recuperação ao jogador, que só retornou ao time titular em dezembro.
A assessoria de imprensa do Vasco da Gama confirmou à AFP em 19 de agosto de 2025 que a imagem viralizada de fato mostra uma homenagem direcionada ao jogador Jair, “que tinha acabado de sofrer uma lesão de LCA”, e não um aceno ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre falsas declarações de apoio a lideranças políticas.
Referências
- Artigo publicado em 9 de fevereiro de 2024
- Transmissão da partida de 8 de fevereiro de 2024 publicada no YouTube
- Publicações sobre a lesão do jogador Jair feitas em fevereiro de 2024 (1, 2, 3)