Homenagem do Vasco a jogador lesionado circula falsamente como declaração de apoio a Bolsonaro

  • Publicado em 21 de agosto de 2025 às 20:53
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Jogadores do Vasco da Gama não exibiram uma mensagem de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante um jogo de futebol em 2025. No entanto, uma imagem dos atletas segurando uma faixa com os dizeres “Força, Jair!” foi visualizada mais de 1 milhão de vezes nas redes sociais desde 17 de agosto de 2025 em publicações que alegam que esse seria um registro de uma homenagem do time ao ex-mandatário. Na verdade, a imagem foi feita em fevereiro de 2024 e o cartaz se refere ao volante cruz-maltino Jair Rodrigues Júnior, que havia se lesionado dias antes.

“Faixa do Vasco em apoio a Jair Bolsonaro repercute nas redes sociais. Uma cena inesperada durante o jogo do Vasco chamou a atenção de todos”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Instagram, no Threads, no Facebook, no TikTok e no X.

Image
Captura de tela feita em 19 de agosto de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

No vídeo viral, jogadores do Vasco da Gama aparecem alinhados em um campo de futebol. À sua frente, torcedores mirins, também alinhados, seguram uma faixa com o escudo do Vasco que exibe os dizeres: “Força, Jair!”.

Em algumas publicações que mostram apenas uma captura de tela do vídeo, a palavra “Bolsonaro” aparece inserida em letras menores na parte inferior da faixa.

No entanto, o registro não mostra uma homenagem feita pelo clube carioca ao ex-presidente.

Homenagem a jogador lesionado

Uma busca reversa pela imagem dos jogadores com a faixa conduziu a um artigo do jornal Extra publicado em 9 de fevereiro de 2024, intitulado: “‘Força, Jair’: faixa do Vasco em dia de operação que implicou Bolsonaro repercute nas redes sociais”.

A matéria explica que o registro autêntico foi feito em 8 de fevereiro daquele ano, durante uma partida pelo Campeonato Carioca do Vasco contra o Audax, e que o momento teria gerado uma série de piadas nas redes sociais por coincidir com a data em que Jair Bolsonaro se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que investigava uma suposta tentativa de golpe de Estado.

A demonstração dos jogadores, no entanto, foi uma homenagem ao meio-campista Jair Rodrigues Júnior, que havia sofrido uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) dias antes, em 4 de fevereiro.

Publicações sobre a lesão de Jair feitas pelos perfis do Vasco e pela imprensa nas redes sociais em fevereiro de 2024 utilizam a mesma expressão exibida na faixa para desejar uma rápida recuperação ao jogador, que só retornou ao time titular em dezembro.

A assessoria de imprensa do Vasco da Gama confirmou à AFP em 19 de agosto de 2025 que a imagem viralizada de fato mostra uma homenagem direcionada ao jogador Jair, “que tinha acabado de sofrer uma lesão de LCA”, e não um aceno ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre falsas declarações de apoio a lideranças políticas.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco