Manifestação de venezuelanos na Flórida circula como se mostrasse chegada de tropas dos Estados Unidos à Venezuela

  • Publicado em 20 de agosto de 2025 às 22:21
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A escalada do conflito entre os Estados Unidos e a Venezuela se intensificou desde que, em 19 de agosto de 2025, o governo norte-americano anunciou o envio de navios de guerra para a costa do país latino. O presidente Nicolás Maduro reagiu ao movimento mobilizando milhões de milicianos. Nesse contexto, postagens compartilham um vídeo, visualizado mais de 20 mil vezes, de pessoas com a bandeira da Venezuela supostamente comemorando a chegada das tropas dos Estados Unidos. Mas o registro foi feito em 9 de janeiro de 2025 em Tampa, na Flórida, durante uma manifestação da comunidade venezuelana. 

“Povo venezuelano está feliz com a chegada das tropas americanas na Venezuela”, é a frase sobreposta ao vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no Threads, no Kwai, no TikTok e no X

A alegação é compartilhada junto a um vídeo que mostra um veículo com a pintura camuflada, com as bandeiras dos Estados Unidos e da Venezuela içadas, atravessando uma avenida enquanto pessoas aglomeradas de um lado da rua balançam bandeiras da Venezuela.  

Image
Captura de tela feita em 19 de agosto de 2025 de uma publicação no Threads (.)

Em agosto de 2025, o governo norte-americano anunciou o aumento para US$ 50 milhões (cerca de R$ 270 milhões) da recompensa pela captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusado por Washington de colaborar com organizações ligadas ao narcotráfico e de ter “estrangulado a democracia”.

O mandatário da Venezuela é apontado pelos Estados Unidos como líder do Cartel de los Soles, grupo que o país classifica como “organização terrorista internacional”.

Diante disso, em 19 de agosto de 2025, Maduro anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos em resposta ao que chamou de “ameaças” dos Estados Unidos, que lançaram uma operação antidrogas com militares no Caribe.

Mas a gravação viralizada não tem relação com esse episódio.

Registro de janeiro de 2025

Uma busca reversa de um trecho do vídeo que circula nas redes usando o plugin de verificação InVid-WeVerify levou a uma publicação no Facebook, de 10 de janeiro de 2025. Em uma parte da sequência, é possível ouvir duas mulheres dizerem em espanhol: “Aqui estamos na cidade de Tampa”. No canto inferior direito da tela também há o nome do usuário @comanditotampa no TikTok. 

Uma pesquisa nesse perfil mostrou a gravação original, publicada em 9 de janeiro de 2025. O usuário também publicou o registro em sua conta no Instagram nessa mesma data, com a seguinte legenda, em tradução para o português: “Nosso grande protesto pela liberdade da Venezuela hoje, quinta-feira, 9 de janeiro de 2025, em Tampa, Flórida, na esquina da Dale Mabry Hwy com a Columbus!”.

Uma busca por essa localização no Google Maps mostrou o trecho em que o protesto foi realizado. Uma comparação da sequência viralizada nas redes sociais com as imagens do mapa permite observar elementos semelhantes:

Image
Comparação feita em 20 de agosto de 2025 entre uma publicação no TikTok (E) e a imagem no Google Maps (.)

Na ocasião, membros da comunidade venezuelana nos Estados Unidos protestaram por liberdade em seu país de origem e contra a posse de Maduro, que ocorreu em 10 de janeiro, um dia depois da manifestação. O ato foi noticiado pela imprensa norte-americana. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco