
Manifestação de venezuelanos na Flórida circula como se mostrasse chegada de tropas dos Estados Unidos à Venezuela
- Publicado em 20 de agosto de 2025 às 22:21
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Povo venezuelano está feliz com a chegada das tropas americanas na Venezuela”, é a frase sobreposta ao vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no Threads, no Kwai, no TikTok e no X.
A alegação é compartilhada junto a um vídeo que mostra um veículo com a pintura camuflada, com as bandeiras dos Estados Unidos e da Venezuela içadas, atravessando uma avenida enquanto pessoas aglomeradas de um lado da rua balançam bandeiras da Venezuela.

Em agosto de 2025, o governo norte-americano anunciou o aumento para US$ 50 milhões (cerca de R$ 270 milhões) da recompensa pela captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusado por Washington de colaborar com organizações ligadas ao narcotráfico e de ter “estrangulado a democracia”.
O mandatário da Venezuela é apontado pelos Estados Unidos como líder do Cartel de los Soles, grupo que o país classifica como “organização terrorista internacional”.
Diante disso, em 19 de agosto de 2025, Maduro anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos em resposta ao que chamou de “ameaças” dos Estados Unidos, que lançaram uma operação antidrogas com militares no Caribe.
Mas a gravação viralizada não tem relação com esse episódio.
Registro de janeiro de 2025
Uma busca reversa de um trecho do vídeo que circula nas redes usando o plugin de verificação InVid-WeVerify levou a uma publicação no Facebook, de 10 de janeiro de 2025. Em uma parte da sequência, é possível ouvir duas mulheres dizerem em espanhol: “Aqui estamos na cidade de Tampa”. No canto inferior direito da tela também há o nome do usuário @comanditotampa no TikTok.
Uma pesquisa nesse perfil mostrou a gravação original, publicada em 9 de janeiro de 2025. O usuário também publicou o registro em sua conta no Instagram nessa mesma data, com a seguinte legenda, em tradução para o português: “Nosso grande protesto pela liberdade da Venezuela hoje, quinta-feira, 9 de janeiro de 2025, em Tampa, Flórida, na esquina da Dale Mabry Hwy com a Columbus!”.
Uma busca por essa localização no Google Maps mostrou o trecho em que o protesto foi realizado. Uma comparação da sequência viralizada nas redes sociais com as imagens do mapa permite observar elementos semelhantes:

Na ocasião, membros da comunidade venezuelana nos Estados Unidos protestaram por liberdade em seu país de origem e contra a posse de Maduro, que ocorreu em 10 de janeiro, um dia depois da manifestação. O ato foi noticiado pela imprensa norte-americana.
Referências
- Publicação no Facebook em 10 de janeiro de 2025
- Publicações no TikTok e no Instagram no perfil “Comandito Tampa”
- Localização no Google Maps