Imagem das Cataratas do Niágara com águas vermelhas foi gerada por inteligência artificial

As Cataratas do Niágara, uma atração turística que se estende pela fronteira do Canadá com os Estados Unidos, costumam ser iluminadas à noite por espetáculos de luzes ou podem parecer marrons após chuvas intensas. Mas uma imagem viral mostrando o local com as águas “vermelho-sangue”, que soma mais de 15 mil interações nas redes sociais desde 25 de junho de 2025, foi manipulada digitalmente. O Departamento de Turismo das cataratas confirmou à AFP que a fotografia é falsa e que as águas na região não mudam de coloração para tons tão marcantes.

“CENA CHOCANTE: As Cataratas do Niágara Ficam Vermelho Sangue Por 10 Minutos, Atordoa Visitantes”, diz o trecho inicial do texto que acompanha a imagem em postagens no Facebook e no Instagram.

Publicações semelhantes também circulam em inglês.

Image
Captura de tela feita em 12 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A fotografia viral é acompanhada pelo relato do suposto fato, como se tivesse sido retirado de alguma notícia — estratégia adotada por muitos usuários após a Meta bloquear o compartilhamento de links para portais de notícias por canadenses em suas plataformas.

Na mensagem, informa-se que o suposto fenômeno de mudança na cor das águas teria ocorrido por 10 minutos, “antes da água voltar gradualmente ao seu estado normal”. Em outros trechos, a postagem contém um relato de uma turista mexicana que supostamente presenciou a cena e a fala de uma especialista alegando que ainda não tinham respostas para explicar as causas do incidente.

No entanto, não se trata de uma postagem autêntica.

Uma busca por palavras-chave no Google pelo nome da suposta hidrologista, “Dr. Rebecca Thompson”, mencionada em um trecho da mensagem viral, não mostrou ninguém chamada assim atuando na profissão. Para além das publicações nas redes sociais, a AFP não encontrou versões do texto, tanto em inglês como em português, em portais de notícias confiáveis.

Além disso, o Departamento de Turismo das Cataratas do Niágara disse à AFP que a imagem é “completamente falsa” e indicou que provavelmente foi gerada por inteligência artificial (IA).

“As Cataratas não mudam para essas cores”, declarou por e-mail um porta-voz do conselho de turismo em 2 de julho de 2025. “Às vezes [as águas] podem ficar marrons, quando temos chuvas fortes, mas não vermelhas”.

O AFP Checamos também submeteu a imagem à ferramenta de detecção de IA Hive Moderation, que apontou como sendo 99,9% a possibilidade de o conteúdo ter sido gerado por inteligência artificial.

Image
Captura de tela feita em 12 de agosto de 2025 do resultado obtido ao submeter a imagem à ferramenta de detecção de IA Hive Moderation (.)

Imagens de arquivo das Cataratas do Niágara de 22 de junho deste ano, compartilhadas pela rede de fotografia EarthCam, não incluem nenhum registro das águas avermelhadas, como mostram as postagens virais.

Enquanto nas publicações em inglês havia comentários de pessoas que pareciam acreditar que o conteúdo seria real, muitos usuários alegavam morar próximos ao local e informavam que as águas não mudaram de cor.

Espetáculos luminosos são atrações comuns nas Cataratas do Niágara, mas a programação oficial informa que eles só ocorrem à noite, ao contrário do que as postagens virais alegam, de que a imagem teria sido capturada no início da manhã. O vermelho das luzes tampouco corresponde ao tom da coloração contida na imagem viralizada.

Image
Registro de luzes acesas nas Cataratas do Niágara ao pôr do sol em outubro de 2023 (AFP / DON EMMERT)

Conteúdo semelhante foi verificado pela Reuters e Agência Lupa.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco