Vídeo gravado perto do vulcão Pico de Orizaba, no México, mostra um telescópio, não um óvni

  • Publicado em 14 de agosto de 2025 às 20:37
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP México
  • Tradução e adaptação AFP Brasil
No topo do vulcão inativo Sierra Negra, no México, próximo ao Pico de Orizaba, encontra-se o Grande Telescópio Milimétrico Alfonso Serrano, uma instalação científica dedicada ao estudo do cosmos. Desde 4 de agosto de 2025, um vídeo mostrando um objeto esférico nessa região foi visualizado mais de 700 mil vezes nas redes sociais sugerindo que se trata de um objeto voador não identificado (óvni). Na realidade, o objeto é o telescópio, construído entre 2001 e 2010.

“Objeto esférico metálico entra em vulcão e é encoberto por nuvens um intrigante fenômeno foi registrado no México por uma testemunha local. Uma esfera metálica flutuante entrou diretamente na cratera do Pico de Orizaba, o vulcão mais alto do país e o terceiro da américa do norte”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Instagram, no Threads e no TikTok.

O conteúdo também circula em espanhol e inglês.

Image
Captura de tela feita em 13 de agosto de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

Com 5.636 metros acima do nível do mar, o Pico de Orizaba, localizado entre os estados de Puebla e Veracruz, é a montanha mais alta do México e o vulcão mais alto da América do Norte.

Em abril de 2025, especulações sobre uma possível erupção circularam depois que o cientista Hugo Delgado, do Instituto de Geofísica da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), afirmou que “o vulcão quer despertar”

O Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred) do México esclareceu que a atividade do vulcão, como sismos vulcano-tectônicos e emissões de fumarolas, “são comuns” e que ele não está em processo de erupção.

A agência monitora o vulcão desde 1998 e, segundo os relatórios disponíveis em seu site, não registrou nenhum objeto voador não identificado na região. 

Uma busca reversa por um trecho do vídeo no Google levou a um artigo publicado em um portal mexicano, em 4 de agosto de 2025, identificando o objeto mencionado nas alegações virais como sendo o Grande Telescópio Milimétrico Alfonso Serrano, localizado no topo do vulcão inativo Sierra Negra, próximo ao Pico de Orizaba. 

Uma pesquisa no Google Maps e nas redes sociais da agência que monitora o telescópio (1, 2) exibiu imagens da antena de 50 metros de diâmetro — idênticas ao que é visto no conteúdo viralizado.

Um vídeo publicado em espanhol no TikTok indica que a gravação foi feita em Chalchicomula de Sesma, no estado mexicano de Puebla. O equipamento é visível a quilômetros de distância ao longo da rodovia El Seco-Esperanza, que atravessa a região. 

Image
Captura de tela feita em 13 de agosto de 2025 de uma imagem no Google Maps (.)

O Grande Telescópio Milimétrico Alfonso Serrano é operado por cientistas do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica (INAOE) e da Universidade de Massachusetts, que há anos utilizam o equipamento para estudar a formação de sistemas planetários, estrelas, galáxias e buracos negros.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco