Usuários compartilham deepfake de Trump pedindo para que brasileiros “não desistam” de lutar

  • Publicado em 8 de agosto de 2025 às 17:00
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 4 de agosto de 2025, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por descumprir uma proibição de uso de redes sociais, medida criticada pelos Estados Unidos. Desde então, publicações visualizadas mais de 1,4 milhão de vezes compartilham um vídeo em que o mandatário norte-americano, Donald Trump, parece declarar seu apoio a Bolsonaro e instigar o povo brasileiro a “nunca desistir” de lutar. Mas o conteúdo foi gerado por inteligência artificial (IA) e não há registro da suposta declaração de Trump.

“O RECADO DE TRUMP AOS BRASILEIROS”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X, no YouTube e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 6 de agosto de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

Na sequência viral, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala para a câmera em meio a uma pista asfaltada. Vestindo terno azul-marinho e gravata vermelha listrada, ele parece dizer, em inglês: “Mantenha-se forte, Bolsonaro. E ao grande povo do Brasil, nunca desistam! Vocês são guerreiros, defensores da liberdade, da fé e da família. A América está com vocês, continuem fortes e orgulhosos. O mundo está assistindo”.

O conteúdo circula em meio à crescente tensão diplomática e comercial entre Brasil e Estados Unidos, marcada pela imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e pelas críticas de Donald Trump ao julgamento de Jair Bolsonaro por uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, o que o republicano considera uma “caça às bruxas”.

Em 4 de agosto de 2025, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro pelo descumprimento de uma proibição — classificada por especialistas e pela imprensa como confusa — de uso de redes sociais.

A medida foi condenada por um dos escritórios do Departamento de Estado norte-americano, que afirmou em uma publicação no X: “Deixem Bolsonaro falar!”.

Contudo, o vídeo viralizado não mostra um “recado” autêntico de Trump para Bolsonaro e o povo brasileiro.

Deepfake de Trump

A ferramenta de detecção de deepfakes do plugin de verificação InVid-We Verify apontou uma probabilidade “muito forte”, de 97%, de que o vídeo viralizado contenha rostos manipulados por inteligência artificial.

Image
Captura de tela feita em 6 de agosto de 2025 da análise do vídeo viral com o plugin de verificação InVid-WeVerify (.)

Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google conduziu a um registro publicado no site da Casa Branca em 4 de agosto de 2025, intitulado, em inglês: “Presidente Trump conversa com a imprensa no Aeroporto Internacional Lehigh Valley, 3 de agosto de 2025”.

Na gravação, Trump aparece com a mesma roupa e no mesmo cenário do vídeo viralizado, indicando que essas imagens foram usadas como base para criação da manipulação digital.

Na ocasião, em meio à pista do aeroporto localizado em Allentown, na Pensilvânia, o republicano comentou com repórteres temas como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e seus planos de diminuir o preço dos medicamentos nos Estados Unidos.

No entanto, em nenhum momento Trump envia um recado a Jair Bolsonaro ou comenta sobre o ex-presidente com os jornalistas.

Uma pesquisa pelas palavras-chave “Trump”, “recado” e “Bolsonaro” também não encontrou registros de que o presidente norte-americano tenha enviado uma mensagem do tipo ao seu aliado brasileiro.

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação que utilizam inteligência artificial para manipular gravações de lideranças políticas.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco