Usuários compartilham deepfake de Trump pedindo para que brasileiros “não desistam” de lutar
- Publicado em 8 de agosto de 2025 às 17:00
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“O RECADO DE TRUMP AOS BRASILEIROS”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X, no YouTube e no TikTok.
Na sequência viral, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala para a câmera em meio a uma pista asfaltada. Vestindo terno azul-marinho e gravata vermelha listrada, ele parece dizer, em inglês: “Mantenha-se forte, Bolsonaro. E ao grande povo do Brasil, nunca desistam! Vocês são guerreiros, defensores da liberdade, da fé e da família. A América está com vocês, continuem fortes e orgulhosos. O mundo está assistindo”.
O conteúdo circula em meio à crescente tensão diplomática e comercial entre Brasil e Estados Unidos, marcada pela imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e pelas críticas de Donald Trump ao julgamento de Jair Bolsonaro por uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, o que o republicano considera uma “caça às bruxas”.
Em 4 de agosto de 2025, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro pelo descumprimento de uma proibição — classificada por especialistas e pela imprensa como confusa — de uso de redes sociais.
A medida foi condenada por um dos escritórios do Departamento de Estado norte-americano, que afirmou em uma publicação no X: “Deixem Bolsonaro falar!”.
Contudo, o vídeo viralizado não mostra um “recado” autêntico de Trump para Bolsonaro e o povo brasileiro.
Deepfake de Trump
A ferramenta de detecção de deepfakes do plugin de verificação InVid-We Verify apontou uma probabilidade “muito forte”, de 97%, de que o vídeo viralizado contenha rostos manipulados por inteligência artificial.
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google conduziu a um registro publicado no site da Casa Branca em 4 de agosto de 2025, intitulado, em inglês: “Presidente Trump conversa com a imprensa no Aeroporto Internacional Lehigh Valley, 3 de agosto de 2025”.
Na gravação, Trump aparece com a mesma roupa e no mesmo cenário do vídeo viralizado, indicando que essas imagens foram usadas como base para criação da manipulação digital.
Na ocasião, em meio à pista do aeroporto localizado em Allentown, na Pensilvânia, o republicano comentou com repórteres temas como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e seus planos de diminuir o preço dos medicamentos nos Estados Unidos.
No entanto, em nenhum momento Trump envia um recado a Jair Bolsonaro ou comenta sobre o ex-presidente com os jornalistas.
Uma pesquisa pelas palavras-chave “Trump”, “recado” e “Bolsonaro” também não encontrou registros de que o presidente norte-americano tenha enviado uma mensagem do tipo ao seu aliado brasileiro.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação que utilizam inteligência artificial para manipular gravações de lideranças políticas.
Referências
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
