
Foto de protesto em Copacabana em março 2025 é compartilhado para dizer que ato de agosto “flopou”
- Publicado em 7 de agosto de 2025 às 22:46
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Rapaz, Copacabana flopou feio, não tem ninguém, se preparem, daqui a pouco o gado começa a postar vídeos e fotos fakes para dizer que ‘lotou’”, diz a legenda de publicação no Facebook, no Instagram e no X.
A alegação é compartilhada junto a uma imagem aérea de um pequeno aglomerado de pessoas em uma avenida, em meio a bandeiras do Brasil.

O conteúdo circula após apoiadores de Jair Bolsonaro irem às ruas em atos que não contaram com a presença do ex-mandatário devido às medidas cautelares impostas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Durante a manifestação em Copacabana, no entanto, Bolsonaro enviou uma mensagem aos presentes através do celular, em um vídeo que foi posteriormente publicado nas redes sociais pelo seu filho e senador Flávio Bolsonaro (PL).
No dia seguinte, 4 de agosto, o STF determinou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprimento das medidas cautelares impostas.
Mas a imagem viralizada não tem relação com esse evento.
Registro de março de 2025
Uma busca reversa pela imagem utilizando o Google Lens exibiu um texto, publicado em 16 de março de 2025, sobre um protesto pró-Bolsonaro realizado na mesma data. O artigo exibe a captura de tela de um vídeo da CNN Brasil com a inscrição “Agora: manifestantes fazem ato por anistia no Rio”.
Uma pesquisa por esses termos no canal da CNN Brasil no YouTube mostrou a íntegra da gravação, também de 16 de março de 2025.
É possível ver a imagem viralizada a partir de 3 minutos e 35 segundos da reportagem. Naquela ocasião, apoiadores de Bolsonaro se reuniram em Copacabana também para pedir anistia aos envolvidos nos ataques em Brasília em 8 de janeiro de 2023.
Uma comparação entre a imagem compartilhada atualmente com o registro feito pela CNN em março de 2025 permite observar os mesmos elementos:

O registro feito pela CNN mostra imagens ao vivo da concentração do protesto, que foi marcado para as 10h da manhã (1, 2).
Na ocasião, a AFP também cobriu o protesto e registrou o ato sob diferentes ângulos (1, 2).
De acordo com o Monitor do Debate Público no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), o pico da manifestação de 16 de março foi registrado ao meio-dia. Segundo o levantamento, o ato reuniu 18,3 mil pessoas. Já o DataFolha estimou 30 mil pessoas.
O Checamos não localizou estimativas das mesmas fontes para o público que participou do ato realizado em Copacabana em 3 de agosto de 2025.
Registros feitos pela AFP e por outros veículos (1, 2, 3) nessa data mostram milhares de pessoas ao longo da Avenida Atlântica, em Copacabana.
Referências
- Transmissão da CNN Brasil do ato de 16 de março de 2025
- Convocações para o ato de 16 de março de 2025 (1, 2)
- Levantamento do Monitor do Debate Público no Meio Digital
- Levantamento do DataFolha