
Sequência em que governador do Texas afirma que “deportaria” Deus foi alterada com inteligência artificial
- Publicado em 30 de julho de 2025 às 16:46
- 3 minutos de leitura
- Por AFP México
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Menos de 12 horas depois do prefeito do Texas desafiados Deus olha o que aconteceu nunca devemos brincar com o nome de Deus”, afirmam publicações no Facebook e no Instagram, acompanhadas de um vídeo de Abbott falando a frase em espanhol.
A alegação também circula em espanhol.

Pelo menos 135 pessoas morreram no centro do Texas, incluindo mais de 36 crianças, depois que fortes chuvas provocaram inundações repentinas no início do fim de semana de 4 de julho, feriado em que se comemora o Dia da Independência nos Estados Unidos.
As enchentes do rio Guadalupe foram muito dramáticas para o acampamento de verão Camp Mystic, localizado às suas margens, onde 27 crianças e supervisores morreram.
Em 20 de julho, as autoridades do Texas reduziram significativamente o número de pessoas desaparecidas, informando que continuavam as buscas para localizar três pessoas na área mais afetada.
Mas é falso que o governador Abbott tenha declarado, antes das enchentes, que, se Deus fosse um imigrante ilegal, ele também o deportaria.
Uma busca reversa com capturas-chave do vídeo em que aparece o governador levou a diversas reportagens (1, 2, 3) publicadas sobre o discurso de vitória de Abbott quando foi eleito em 4 de novembro de 2014, em Austin, no Texas.
Nas imagens, vê-se o governador usando uma blazer azul marinho e uma gravata vermelha. Atrás de Abbott, à esquerda, é possível ver parte do corpo de uma mulher usando um vestido vermelho: sua esposa, Cecilia, como foi noticiado à época.
Uma análise completa do discurso do governador mostrou que em nenhum momento ele falou em espanhol e nem disse o que aparece nos vídeos virais. Sobre imigração, Abbott afirmou que "faria o que o governo federal não fez e defenderia a fronteira" do estado.
Uma análise do áudio do vídeo com a ferramenta Hiya, do plugin de verificação InVid WeVwerify, indicou uma probabilidade de 98% de que a voz tenha sido gerada digitalmente.

Uma pesquisa no Google, nas redes sociais do governador (1, 2) e no site do governo do Texas não levou a resultados sobre a suposta citação viralizada.
Em 5 de julho, após a enchente no centro do Texas, Abbott disse em uma coletiva de imprensa que “a oração funciona” e declarou 6 de julho um dia de oração pelos texanos afetados pelas enchentes.
Na sequência viral, ainda é possível ver o jornalista Jorge Ramos, supostamente noticiando sobre as inundações. Outra análise desse fragmento com a Hiya indicou uma probabilidade de 99% de que a voz também tenha sido gerada digitalmente.
Referências
- Redes sociais de Abbott (1, 2)
- Vídeo original de 2014
- Site do governo do Texas
- Declarações de Greg Abbott sobre inundações e orações (1, 2, 3)