Usuários compartilham falso pronunciamento de CEO da Astronomer após vídeo viral em show do Coldplay

Um comunicado de desculpas atribuído a Andy Byron, ex-diretor-executivo da empresa de tecnologia norte-americana Astronomer, circula nas redes sociais em publicações com mais de 63 mil interações, depois que um vídeo viralizado o flagrou tentando se esconder após aparecer abraçado a uma mulher durante um show do Coldplay em julho de 2025. Mas o documento é falso, segundo confirmado pela empresa e por um antigo diretor, e a postagem mais antiga encontrada pela AFP foi publicada na internet por um perfil de paródia.

“Quero reconhecer o momento que está circulando online e a decepção que causou. O que deveria ser uma noite de música e alegria se transformou em um erro profundamente pessoal, exposto em um palco muito público”, diz o suposto comunicado, compartilhado em publicações no Facebook, no Instagram, no Threads e no X.

A mensagem, atribuída ao “CEO Andy Byron” e que inclui pedidos de desculpa para a esposa, a família e a equipe da Astronomer, continua: “Também quero expressar o quão preocupante é que o que deveria ter sido um momento privado tenha se tornado público sem o meu consentimento”.

O documento, que também circula em inglês e espanhol e foi divulgado por diversos portais (1, 2, 3), conclui com uma citação da música “Fix You”, do Coldplay.

Image
Captura de tela feita em 21 de julho de 2025 de uma publicação no X (.)

As publicações circulam após a viralização de um vídeo em que um homem e uma mulher aparecem abraçados em um telão, exibidos pela “Kiss Cam” — câmera que filma casais na plateia —, durante um show do Coldplay perto de Boston, em julho de 2025. Após o que foi interpretado nas redes como um flagrante de infidelidade, o homem rapidamente se abaixa para sair de cena enquanto a mulher vira de costas para cobrir o rosto.

Em seguida, o vocalista da banda, Chris Martin, comenta ao microfone, em tom de brincadeira: “Ou eles estão tendo um caso ou são só muito tímidos”.

Usuários nas redes sociais e portais de notícias identificaram o casal exibido no vídeo — que acumulou mais de 58 milhões de visualizações no TikTok — como Andy Byron e Kristin Cabot, o diretor-executivo e a diretora de recursos humanos da Astronomer, respectivamente —, ambos casados com outras pessoas.

Mas o pronunciamento viral atribuído a Byron é falso.

Comunicado falso

Mark Wheeler, vice-presidente sênior de marketing da Astronomer, afirmou à AFP em 18 de julho que o conteúdo é falso e teria sido publicado originalmente por um “perfil de paródia” nas redes sociais.

Ry Walker, ex-diretor-executivo da empresa, também publicou no X que a mensagem viral era “super falsa”.

O suposto comunicado inclui uma frase que termina, em inglês, em “spectacle.fi”. Uma pesquisa por esse termo conduziu a um site com o título “Coldplay é o máximo” que anuncia a venda do domínio. Abaixo, são exibidos os mesmos versos de “Fix You” presentes no documento viralizado.

A AFP não encontrou registros de que Byron tenha feito um pronunciamento similar. O perfil do empresário no LinkedIn foi excluído.

Em 18 de julho de 2025, a Astronomer publicou uma nota em seus perfis nas redes sociais, em que afirma que “Andy Byron não publicou nenhum pronunciamento” e que “relatos que dizem o contrário estão incorretos”. Em 19 de julho, a empresa anunciou que Byron havia renunciado ao cargo.

Paródia

O “perfil de paródia” ao qual Wheeler se refere é “@PeterEnisCBS”, uma conta no X que divulgou a imagem em 17 de julho de 2025 — também a publicação mais antiga encontrada pela AFP. Desde então, foi suspensa da plataforma por violar as políticas de uso.

O perfil supostamente pertenceria a um repórter da CBS News chamado “Peter Enis”, mas uma busca no site da emissora não encontrou artigos atribuídos a esse nome. Capturas de tela da descrição do perfil mostram que ele havia sido rotulado como “paródia”.

A AFP contactou a CBS News para confirmar se há um funcionário com esse nome na empresa, mas não obteve resposta.

A descrição de “@PeterEnisCBS” também alega afiliações prévias como o jornal The New York Times e a rádio pública NPR, e a foto de perfil mostra um homem usando uma lapela com um logotipo semelhante ao da NBC News. Contudo, esse nome também não é mencionado no site de nenhuma das três organizações.

A ferramenta de detecção de imagens sintéticas veraAI do plugin de verificação InVID-WeVerify encontrou “evidências moderadas” de que a imagem de perfil seja sintética. Já o programa de detecção de inteligência artificial (IA) Hive Moderation sinalizou que a imagem “provavelmente contém conteúdo gerado por IA ou de deepfake”.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco