
Vídeo antigo de panelaço contra Lula circula após pronunciamento de julho de 2025
- Publicado em 21 de julho de 2025 às 21:53
- Atualizado em 21 de julho de 2025 às 21:56
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“PANELAÇO em todo o Brasil! O povo está cansado!!!”, diz a legenda de um vídeo que circula no Instagram, no Facebook e no X.

O vídeo começou a circular em 17 de julho de 2025, data em que foi veiculado em rede nacional um pronunciamento de Lula em que ele afirma ser “chantagem inaceitável” a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros anunciada pelo mandatário norte-americano, Donald Trump.
Anunciada em 9 de julho de 2025, a taxa tem previsão para entrar em vigor em 1º de agosto e foi divulgada por Trump na sua rede social, Truth Social, em carta endereçada a Lula.
No texto, o mandatário norte-americano afirma que a relação comercial com o Brasil é “injusta” e classifica o julgamento do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022, como uma “caça às bruxas”.
No entanto, o vídeo viral não é uma reação ao pronunciamento de Lula em julho de 2025.
Vídeo de 2023
Uma busca reversa pela sequência viral levou a uma publicação feita no X, em 6 de setembro de 2023, com o mesmo vídeo. Esse foi o registro mais antigo encontrado pelo Checamos.
A legenda indica que o panelaço visto nas imagens foi registrado no Rio de Janeiro e que era contra o presidente Lula.
Uma busca no Google pelo termo “panelaço” e com delimitação de data para setembro de 2023 levou a notícias (1, 2) que levam para a mesma publicação no X e informam sobre uma manifestação contrária a um pronunciamento feito por Lula naquela data.
Segundo o noticiado, o presidente havia feito o primeiro pronunciamento sobre o Dia da Independência, celebrado em 7 de setembro, desde que assumiu o seu 3º mandato.
A imprensa também atribuiu o panelaço de 6 de setembro daquele ano à convocação de políticos da oposição e de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Checamos verificou outro conteúdo sobre um suposto panelaço em julho de 2025.
Referências
- Publicação no X em 6 de setembro de 2023
- Notícias sobre o panelaço de setembro de 2023 (1, 2)