
Filha do ministro do STF Luís Roberto Barroso não mora nos Estados Unidos
- Publicado em 22 de julho de 2025 às 19:25
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Perdeu, mané?’: Após Barroso ter o cancelamento do visto, a filha Luna Van Brussel Barroso que estuda em Yale e tem escritório de advocacia também é afetada e precisa deixar os EUA imediatamente, ou poderá ser deportada, já que a decisão do Secretário Marco Rubio é de ‘efeito imediato’”, lê-se em uma publicações no Facebook. Alegações semelhantes circulam no Instagram, no TikTok, no X, no LinkedIn, no YouTube, no Kwai e no Threads.
A mensagem começou a circular após os Estados Unidos revogarem, no último dia 19 de julho, os vistos dos ministros do STF Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.
A revogação dos vistos aconteceu em meio às tensões diplomáticas entre o governo norte-americano e o Brasil. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que a medida foi tomada por conta de uma perseguição que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria sofrendo no Judiciário e que a sanção também se aplica a familiares dos ministros.

Contudo, a filha do ministro Barroso não mora ou estuda nos Estados Unidos atualmente.
Segundo seu LinkedIn, Luna van Brussel Barroso fez pós-graduação na universidade norte-americana de Yale entre 2022 e 2023. No período, ela deu uma entrevista para o perfil da instituição no Instagram dizendo que estava se preparando para seguir a carreira de professora no Brasil.
Atualmente, Brussel Barroso é doutoranda na Universidade de São Paulo (USP) e trabalha no escritório fundado por seu pai, no Rio de Janeiro.
Procurada pela AFP, a assessoria de imprensa do STF negou a veracidade da alegação sobre a filha do ministro. “É falsa a informação publicada em blogs e redes sociais sobre a filha do ministro presidente do STF, Luís Roberto Barroso, estudar e advogar nos Estados Unidos. Também é mentira que ela será deportada. A única filha de Barroso mora no Brasil”.
Este conteúdo também foi checado por UOL e Estadão.