Vídeo em que Cristiano Ronaldo critica Seleção Brasileira “sem vergonha” foi criado com IA

  • Publicado em 21 de maio de 2025 às 17:15
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 12 de maio de 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou o nome do italiano Carlo Ancelotti como novo comandante da seleção até a Copa do Mundo de 2026. Após sua contratação, um vídeo em que o craque português Cristiano Ronaldo supostamente critica os jogadores brasileiros foi visualizado mais de 2 milhões de vezes nas redes sociais. Na gravação, ele parece afirmar que o treinador não vai resolver os problemas de uma geração “pobre de talento”. Mas o material foi criado por um perfil que produz conteúdos com inteligência artificial e manipulou uma entrevista do português.

“CRISTIANO RONALDO MANDANDO RECADO PARA OS JOGADORES BRASILEIROS E PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE JOGAM NA SELEÇÃO BRASILEIRA”, diz uma das publicações que compartilham a sequência no Facebook, no Instagram, no Threads e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 19 de maio de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A gravação viral mostra Cristiano Ronaldo supostamente criticando os jogadores da Seleção Brasileira. “O Brasil tem uma seleção sem vergonha. A chegada do professor [Carlo] Ancelotti não vai resolver os problemas de uma geração pobre de talento”.

Em seguida, ele comenta sobre uma suposta “acomodação” dos atletas brasileiros: “Mais do que talento, o que falta pros jogadores do Brasil é comprometimento e dedicação. Todos os últimos talentos brasileiros pararam suas carreiras de forma precoce por falta de gestão profissional (...). Dificilmente um craque brasileiro joga em alto nível na Europa após os 30 anos de idade”. E, ao final, menciona Neymar como exemplo de alguém que já estaria “praticamente aposentado”.

O material passou a circular após a confirmação do treinador multicampeão Carlo Ancelotti como novo comandante da Seleção Brasileira, anunciada em 12 de maio. De acordo com a CBF, o italiano assinou contrato até o final da Copa do Mundo de 2026 e já comandará a equipe nos próximos jogos das Eliminatórias contra Equador e Paraguai, em junho.

Mas a gravação que acompanha as publicações não mostra uma fala autêntica do craque português.

Perfil de conteúdos gerados por IA

Uma consulta ao perfil @ia_resenha, que aparece na marca d’água da sequência viral, levou à postagem original, publicada em 16 de maio no Instagram. Na descrição do perfil, informa-se que a página é especializada em Inteligência Artificial com “Sincronização Labial” e contém “Vídeos 100% criados com I.A”.

Image
Captura de tela feita em 19 de maio de 2025 do perfil @ia_resenha no Instagram (.)

Nessa conta, foi possível identificar dezenas de postagens do mesmo teor e formato do conteúdo viralizado, em que são exibidas supostas falas polêmicas de personalidades do mundo esportivo e político.

Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência viral, por sua vez, permitiu encontrar um trecho do vídeo original, sem manipulação, publicado no canal do meio de comunicação espanhol laSexta no YouTube. Trata-se de uma entrevista de Cristiano Ronaldo ao programa Los Amigos de Edu, do jornalista Edu Aguirre, transmitida pelo laSexta em 3 de fevereiro de 2025.

Na ocasião, a entrevista ficou marcada por uma declaração polêmica do português, que afirmou se considerar o melhor jogador que já existiu no futebol. Sua afirmação repercutiu também na mídia especializada brasileira (1, 2). Em nenhum momento da conversa o atleta critica os jogadores brasileiros.

Image
Comparação feita em 19 de maio de 2025 entre uma publicação no Facebook (E) e o vídeo original publicado no YouTube em fevereiro de 2025 (.)

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre Cristiano Ronaldo (1, 2).

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco