Publicações não mostram Cristiano Ronaldo com bandeira palestina, mas jogador marroquino
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 27 de outubro de 2023 às 21:49
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Qual dos jogadores da nossa seleção seria capaz de um gesto de tamanha grandeza?”, diz uma das publicações que compartilham, no Facebook, uma imagem em que Cristiano Ronaldo parece segurar a bandeira palestina.
No Instagram e no Kwai, a mesma alegação é ilustrada por um vídeo em baixa qualidade em que um jogador é visto levantando o símbolo em campo. Conteúdos semelhantes circulam em inglês, árabe e espanhol.
As publicações ganharam alcance em meio ao conflito entre Israel e o Hamas, desencadeado por um ataque do grupo islamita palestino em território israelense em 7 de outubro. A ação deixou pelo menos 1.400 mortos, a maioria civis, que foram baleados, mutilados ou queimados até a morte, e 220 reféns, segundo autoridades israelenses.
Israel afirmou que ao menos 1.500 combatentes do Hamas foram mortos em confrontos até que seu Exército retomasse o controle da área sob ataque.
Na Faixa de Gaza, mais de 7.300 pessoas, principalmente civis, foram mortas em bombardeios israelenses em retaliação, de acordo com o Hamas.
Mas as publicações não mostram Cristiano Ronaldo demonstrando apoio aos palestinos nesse contexto.
Montagem com o rosto do jogador português
Uma busca reversa pela imagem viralizada no Google levou a uma publicação do portal The Times of Israel relatando como, em dezembro de 2022, o jogador de futebol marroquino Jawad El Yamiq comemorou levantando uma bandeira palestina quando sua seleção derrotou o Canadá, se classificando para as as oitavas de final da Copa do Mundo no Catar. A matéria é ilustrada com uma foto muito semelhante à viralizada, mas exibindo o jogador marroquino, e não Cristiano Ronaldo.
Com essas informações, uma busca por palavras-chave no banco de fotos Getty Images levou a outros registros do mesmo momento, incluindo um com os mesmos elementos da foto viralizada, com exceção do rosto de Cristiano Ronaldo.
Na comparação abaixo é possível ver que se trata da mesma imagem, manipulada na versão viral:
A AFP também registrou o momento em que o jogador marroquino levantou a bandeira palestina, em 1º de dezembro de 2022.
Vídeo com a mesma alegação
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo que embasa as outras publicações levou à mesma sequência publicada em 1º de dezembro de 2022 por portais de notícia (1, 2) em inglês.
Nessas versões em maior qualidade, fica claro que o vídeo também mostra a comemoração de Jawad El Yamiq na Copa do Mundo do Catar.
Além disso, não foi encontrado nenhum registro de manifestações públicas do craque português com a bandeira palestina.
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que circulam atrelados ao conflito entre Israel e o Hamas em 2023.
Referências
- Matéria do The Times of Israel
- Fotos no Getty Images (1, 2)
- Vídeos publicados em portais de notícia (1, 2)