Vídeo de 2016 mostra mensagem de Cristiano Ronaldo para crianças sírias
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 6 de novembro de 2023 às 16:24
- 3 minutos de leitura
- Por James OKONG'O, AFP África do Sul, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“CR7 Cristiano Ronaldo, o jogador de Futebol Português e melhor jogador do Mundo está com a Palestina. #FreePalestine”, diz uma das publicações que compartilham a sequência no Facebook e no X (antes Twitter).
Conteúdo semelhante circula em inglês desde 2021.
Em maio daquele ano, a região da Faixa de Gaza foi palco de um confronto entre Israel e o Hamas. Na época, a equipe de checagem da AFP em inglês checou o mesmo conteúdo envolvendo o jogador português.
A sequência da fala de Cristiano Ronaldo voltou a circular após o início de um novo conflito entre Israel e o movimento islamita palestino, iniciado com um ataque surpresa a partir Faixa de Gaza em 7 de outubro de 2023.
Até 6 de novembro de 2023, a guerra deixou mais de 1.400 mortos em solo israelense, a maioria deles civis, de acordo com autoridades de Israel. Enquanto isso, na Faixa de Gaza esse número chega a 9.770, segundo o Hamas.
A gravação do jogador português, no entanto, não tem relação com o atual confronto.
Vídeo compartilhado em contexto errôneo
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral levou a uma matéria do portal The Sun com data de 23 de dezembro de 2016. De acordo com a reportagem, a mensagem foi publicada nas redes sociais do jogador português em apoio às crianças na Síria, devastada por uma guerra que deixou Aleppo sitiada, a maior cidade do país.
Uma consulta ao perfil de Cristiano Ronaldo no Instagram mostrou que, de fato, o jogador publicou o conteúdo na mesma data. A publicação é acompanhada pela seguinte legenda: “Uma mensagem de esperança para as crianças afetadas pelo conflito na Síria. @savethechildren”.
No vídeo, o jogador português diz: “Isso é para as crianças da Síria, nós sabemos que vocês estão sofrendo muito. Sou um jogador de futebol muito famoso, mas vocês são os verdadeiros heróis. Não percam a esperança, o mundo está com vocês. Nós nos importamos com vocês, eu estou com vocês”.
A sequência foi igualmente compartilhada em suas contas no Facebook e no X.
A message of hope to the children affected by the conflict in Syria. @SavetheChildrenpic.twitter.com/Zsdvu2nuXd
— Cristiano Ronaldo (@Cristiano) December 23, 2016
A organização Save the Children, citada nas postagens de Cristiano Ronaldo, publicou um artigo sobre o vídeo.
A guerra na Síria, que completou dez anos em 2021, foi responsável pela morte de quase 500 mil pessoas desde o seu início.
Em 2016, quando Cristiano Ronaldo gravou a mensagem, mais crianças tinham sido mortas no país do que em qualquer outro ano do conflito sírio. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reportou que ao menos 652 crianças morreram somente em 2016, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que circulam atrelados ao conflito entre Israel e o Hamas em 2023.
Referências
- Matéria do The Sun de dezembro de 2016
- Publicações de Cristiano Ronaldo no Instagram, no Facebook e no X em 23 de dezembro de 2016