Sequência em que Trump diz que Lula é um “desastre total” e “uma piada” foi feita com IA

  • Publicado em 16 de maio de 2025 às 21:34
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não é verdade que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha afirmado em um discurso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma “piada”, “pior do que Karl Marx” e um “desastre total”. Publicações visualizadas mais de 610 mil vezes nas redes sociais desde 7 de maio de 2025 compartilham um vídeo com essa alegação, mas isso é falso: o conteúdo, que manipula o discurso feito por Trump durante sua posse em janeiro de 2025, foi gerado com inteligência artificial (IA).

“Trump detona Lula”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no Threads, no X, no Kwai e no YouTube.

O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 16 de maio de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Na sequência viral, o presidente norte-americano, Donald Trump, aparece falando em um microfone, vestindo terno, gravata e um broche da bandeira dos Estados Unidos no paletó. Ao fundo, vê-se um cenário com listras brancas e vermelhas.

“Lula é um desastre total. Todo mundo sabe disso”, ele parece dizer, acompanhado pela legenda em português. “A economia colapsando, inflação fora de controle, crime em todo lugar e a pior parte: ele é um socialista radical, talvez até pior do que o próprio Karl Marx. O Brasil costumava ser forte e agora é fraco, muito fraco. O Brasil merece uma liderança real, não essa piada”.

Mas o conteúdo foi gerado com inteligência artificial.

Vídeo feito com IA

Algumas publicações compartilham uma versão do conteúdo em que é exibida uma marca d’água do usuário “@starspangledspirit” no TikTok. Uma pesquisa pelo nome de usuário na plataforma conduziu ao perfil“Voz da Verdade”, que indica, em sua descrição: “Política real (às vezes IA)”.

Uma busca na conta encontrou o vídeo viral publicado em 7 de maio de 2025, com uma etiqueta de “gerado por IA” adicionada pelo próprio criador na plataforma. O usuário também indicou na legenda da publicação que o conteúdo foi “feito por inteligência artificial”.

@starspangledspirit Trump desceu a lenha no Lula Concorda ou passou do limite? #trump#lula#bolsonaro#ia#brasil2025♬ AURA - Ogryzek

O mesmo perfil já publicou outras sequências criadas com IA, que foram verificadas pela AFP, que parecem mostrar Trump criticando Lula.

Uma consulta à ferramenta Hiya, do plugin de verificação InVid-WeVerify, que detecta clonagem de vozes, concluiu que o áudio da gravação apresenta uma “alta probabilidade”, de 97%, de ter sido gerado por IA.

Image
Captura de tela feita em 14 de maio de 2025 do resultado da análise feita pelo plugin InVid-WeVerify sobre o áudio viralizado (.)

Uma busca reversa por fragmentos da gravação no Google conduziu a vídeos publicados em 20 de janeiro de 2025 (1, 2, 3). Na ocasião, Trump realizava seu discurso inaugural após ser empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos.

Os registros exibem elementos similares aos vistos na sequência viral, como a roupa do presidente norte-americano e o cenário ao fundo:

Image
Comparação feita em 16 de maio de 2025 entre capturas de tela de uma publicação no X (E) e de um vídeo do discurso inaugural de Trump publicado no YouTube em janeiro de 2025 (.)

Durante sua fala, Trump prometeu o início de uma era de ouro dos Estados Unidos, a deportação de “milhões” de imigrantes em situação ilegal e a instauração de “tarifas e impostos” para outros países.

Uma transcrição de seu discurso publicado pelo site da Casa Branca não mostra nenhuma menção a Lula ou ao Brasil.

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação que utilizam inteligência artificial para manipular discursos de líderes mundiais.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco