Vídeo de "anaconda gigante” no rio Amazonas foi criado digitalmente

O vídeo que mostra uma cobra “gigante” supostamente nadando no rio Amazonas é falso e foi criado digitalmente. Nas redes sociais, mais de um milhão de usuários visualizaram as imagens até maio de 2025, junto da alegação de que elas teriam sido feitas por “equipes de helicóptero” que registraram uma anaconda “impressionante” no rio. No entanto, a filmagem é graficamente inconsistente e especialistas disseram à AFP que um animal desse tamanho não poderia nadar na superfície da água.

Durante um voo de patrulha, um helicóptero captou algo impressionante no rio Amazonas: UMA ANACONDA GIGANTE, deslizando pelas águas com um tamanho que desafia tudo o que conhecíamos!”, diz uma publicação no Facebook, que é acompanhada do vídeo. 

Publicações com alegações similares sobre a cobra, conhecida no Brasil como sucuri, circulam no Instagram, no TikTok, no Kwai, no Threads, e também em espanhol

Image
Captura de tela feita de uma publicação no Facebook, em 15 de maio de 2025 (.)

As imagens mostram uma enorme cobra deslizando por um rio. No entanto, seu tamanho e movimentos dão indícios de que o animal foi criado digitalmente.

Aos oito segundos do vídeo, vê-se que a serpente tem duas cabeças e logo uma delas desaparece na água. Além disso, a câmera que supostamente está gravando a cobra de dentro do helicóptero mostra uma paisagem distinta da que aparece à frente. 

Image
Captura de tela feita de uma publicação no Instagram, em 15 de maio de 2025 (.)

Consultado pela AFP, o zootecnista e professor associado da Universidade da Amazônia, na Colômbia, Fernando Ignacio Ortiz, indicou que a peça “é uma montagem” e explicou que, “devido ao seu peso, as anacondas não conseguem nadar por cima da superfície. Elas sempre nadam em profundidade".  

O especialista ainda disse que as anacondas adultas registradas medem no máximo nove metros e seu diâmetro varia entre 50 e 60 centímetros.

A anaconda verde (sucuri-verde, no Brasil), a maior da espécie, pode pesar até 250 quilos (1, 2). 

Em concordância, o biólogo e herpetólogo Diego Huseth Ruiz, professor da mesma instituição, afirmou à AFP que esse tipo de serpente “é grande em diâmetro e não em comprimento”.

“Pelo que se pode ver no vídeo, a serpente deveria medir pelo menos uns 20 metros, o que é claramente um exagero, já que os [maiores] tamanhos registrados são de fêmeas que atingem de 8 a 9 metros de comprimento”, disse o especialista.

Além disso, “uma cobra desse tamanho não seria capaz de se mover tão rápido quanto o vídeo mostra”, acrescentou.

Uma pesquisa no Google com as palavras “cobra gigante” e “rio Amazonas” não mostrou nenhum registro ou relato na imprensa além da filmagem viral. 

Referências

  • Informações científicas sobre a anaconda verde (1, 2)
  • Perfis dos especialistas (1, 2)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco