
Vídeo de "anaconda gigante” no rio Amazonas foi criado digitalmente
- Publicado em 16 de maio de 2025 às 20:08
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Colômbia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Durante um voo de patrulha, um helicóptero captou algo impressionante no rio Amazonas: UMA ANACONDA GIGANTE, deslizando pelas águas com um tamanho que desafia tudo o que conhecíamos!”, diz uma publicação no Facebook, que é acompanhada do vídeo.
Publicações com alegações similares sobre a cobra, conhecida no Brasil como sucuri, circulam no Instagram, no TikTok, no Kwai, no Threads, e também em espanhol.

As imagens mostram uma enorme cobra deslizando por um rio. No entanto, seu tamanho e movimentos dão indícios de que o animal foi criado digitalmente.
Aos oito segundos do vídeo, vê-se que a serpente tem duas cabeças e logo uma delas desaparece na água. Além disso, a câmera que supostamente está gravando a cobra de dentro do helicóptero mostra uma paisagem distinta da que aparece à frente.

Consultado pela AFP, o zootecnista e professor associado da Universidade da Amazônia, na Colômbia, Fernando Ignacio Ortiz, indicou que a peça “é uma montagem” e explicou que, “devido ao seu peso, as anacondas não conseguem nadar por cima da superfície. Elas sempre nadam em profundidade".
O especialista ainda disse que as anacondas adultas registradas medem no máximo nove metros e seu diâmetro varia entre 50 e 60 centímetros.
A anaconda verde (sucuri-verde, no Brasil), a maior da espécie, pode pesar até 250 quilos (1, 2).
Em concordância, o biólogo e herpetólogo Diego Huseth Ruiz, professor da mesma instituição, afirmou à AFP que esse tipo de serpente “é grande em diâmetro e não em comprimento”.
“Pelo que se pode ver no vídeo, a serpente deveria medir pelo menos uns 20 metros, o que é claramente um exagero, já que os [maiores] tamanhos registrados são de fêmeas que atingem de 8 a 9 metros de comprimento”, disse o especialista.
Além disso, “uma cobra desse tamanho não seria capaz de se mover tão rápido quanto o vídeo mostra”, acrescentou.
Uma pesquisa no Google com as palavras “cobra gigante” e “rio Amazonas” não mostrou nenhum registro ou relato na imprensa além da filmagem viral.