É falso que o papa Leão XIV tenha feito gesto em referência a Lula em seu primeiro discurso

  • Publicado em 14 de maio de 2025 às 16:50
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após o primeiro discurso do papa Leão XIV, em 8 de maio de 2025, publicações acumularam mais de duas mil interações nas redes sociais compartilhando uma suposta imagem do pontífice “fazendo o L” com a mão, uma referência ao gesto adotado por apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, a imagem não é verdadeira. A íntegra do discurso mostra que o pontífice não fez o gesto e a imagem viral possui inconsistências visuais características de conteúdos gerados por inteligência artificial (IA). 

“Novo papa, Leão XIV, faz o ‘L’ em sua primeira aparição no Vaticano depois de eleito”, diz uma publicação no Threads. A imagem também circula no Instagram, no Facebook, no X, no YouTube e no TikTok

Image
Captura de tela feita em 13 de maio de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Em 8 de maio de 2025, Robert Prevost foi anunciado como o novo papa da Igreja Católica e sucessor do papa Francisco.  

Em seu primeiro discurso, o pontífice, que adotou o nome Leão XIV, fez um “apelo à paz” a “todos os povos” para os fieis da sacada da basílica de São Pedro.

No entanto, o novo papa não fez o gesto visto na imagem viralizada, que tampouco é verdadeira. 

Uma busca no Google pelo escrito “LEÃO XIV É O NOVO PAPA”, visto na tarja na parte inferior da imagem compartilhada nas redes, levou a uma publicação  feita no Instagram pela afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, a RBS TV, com um trecho do primeiro discurso do papa e contendo os mesmos dizeres. 

Na íntegra do discurso publicada pelo portal g1 em seu canal no YouTube também é possível ver a mesma tarja. Em nenhum momento da aparição o pontífice faz o gesto. 

Além disso, há claras inconsistências no rosto do papa e dos cardeais vistos ao seu redor, como fica evidente ao comparar o registro viralizado com imagens do momento feitas pela AFP — evidência de que o conteúdo viralizado foi manipulado digitalmente

Image
Comparação feita em 13 de maio de 2025 entre as capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e da imagem da AFP (.)

No registro da AFP também é possível identificar que, durante o primeiro discurso, o papa usava um relógio preto, que a faixa de tecido sobre o seu pescoço possuía um cordão e que as mangas da sua batina branca tinham detalhes. Esses elementos não estão presentes na imagem viral: 

Image
Comparação feita em 13 de maio de 2025 entre as capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e da imagem da AFP (.)

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco