É falso que o papa Leão XIV tenha feito gesto em referência a Lula em seu primeiro discurso

  • Publicado em 14 de maio de 2025 às 16:50
  • Atualizado em 15 de janeiro de 2026 às 17:49
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Após o primeiro discurso do papa Leão XIV, em 8 de maio de 2025, publicações acumularam mais de duas mil interações nas redes sociais compartilhando uma suposta imagem do pontífice “fazendo o L” com a mão, uma referência ao gesto adotado por apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, a imagem não é verdadeira. A íntegra do discurso mostra que o pontífice não fez o gesto e a imagem viral possui inconsistências visuais características de conteúdos gerados por inteligência artificial (IA). 

“Novo papa, Leão XIV, faz o ‘L’ em sua primeira aparição no Vaticano depois de eleito”, diz uma publicação no Threads. A imagem também circula no Instagram, no Facebook, no X, no YouTube e no TikTok

Image
Captura de tela feita em 13 de maio de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Em 8 de maio de 2025, Robert Prevost foi anunciado como o novo papa da Igreja Católica e sucessor do papa Francisco.  

Em seu primeiro discurso, o pontífice, que adotou o nome Leão XIV, fez um “apelo à paz” a “todos os povos” para os fieis da sacada da basílica de São Pedro.

No entanto, o novo papa não fez o gesto visto na imagem viralizada, que tampouco é verdadeira. 

Uma busca no Google pelo escrito “LEÃO XIV É O NOVO PAPA”, visto na tarja na parte inferior da imagem compartilhada nas redes, levou a uma publicação  feita no Instagram pela afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, a RBS TV, com um trecho do primeiro discurso do papa e contendo os mesmos dizeres. 

Na íntegra do discurso publicada pelo portal g1 em seu canal no YouTube também é possível ver a mesma tarja. Em nenhum momento da aparição o pontífice faz o gesto. 

Além disso, há claras inconsistências no rosto do papa e dos cardeais vistos ao seu redor, como fica evidente ao comparar o registro viralizado com imagens do momento feitas pela AFP — evidência de que o conteúdo viralizado foi manipulado digitalmente

Image
Comparação feita em 13 de maio de 2025 entre as capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e da imagem da AFP (.)

No registro da AFP também é possível identificar que, durante o primeiro discurso, o papa usava um relógio preto, que a faixa de tecido sobre o seu pescoço possuía um cordão e que as mangas da sua batina branca tinham detalhes. Esses elementos não estão presentes na imagem viral: 

Image
Comparação feita em 13 de maio de 2025 entre as capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e da imagem da AFP (.)

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos

Referências 

Atualiza texto para corrigir metadados
15 de janeiro de 2026 Atualiza texto para corrigir metadados

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco