
Imagem de Jair Bolsonaro em motociata é manipulada para mostrar ex-presidente com o “Careca do INSS”
- Publicado em 15 de maio de 2025 às 19:18
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“OLHEM ESSA: BOLSONARO FAZIA MOTOCIATAS TRIPULANDO A MOTO DO GRANDE LADRÃO DAS APOSENTADORIAS DO INSS - MAS QUE BAITA COINCIDÊNCIA! Agora, me respondam: por que é que eu não estou tão surpreso quanto deveria?”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Bluesky.

Na imagem viral, o ex-presidente Jair Bolsonaro parece dirigir uma moto, enquanto um homem de óculos e camisa azul aparece sentado na garupa do veículo, acenando. Atrás dos dois, é possível identificar uma segunda moto com o que parecem ser dois policiais de capacete. Sobrepostos à imagem, próximos ao homem de camisa azul, estão os dizeres “Careca do INSS”.
As publicações circulam em meio às investigações reveladas em 23 de abril de 2025 e conduzidas pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) acerca de fraudes cometidas no INSS. Segundo os órgãos, descontos ilegais teriam sido feitos em benefícios de aposentados e pensionistas por associações e sindicatos entre 2019 e 2024.
Em 28 de abril, portais noticiosos divulgaram um relatório da PF sobre o caso, no qual a polícia identifica Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, como sócio de 22 empresas, das quais “várias” teriam participado do esquema de fraudes.
Contudo, a imagem que mostraria o “Careca do INSS” em uma motociata com Bolsonaro é falsa.
Motociata de 2022
Uma busca reversa pela imagem viral conduziu a um artigo de 18 de junho de 2022, intitulado “Sem capacete, Bolsonaro participa de motociata na tarde deste sábado em Manaus”.
A matéria acompanha uma fotografia muito similar à imagem compartilhada pelas publicações virais, na qual o ex-mandatário aparece dirigindo uma moto junto a um homem de camisa azul que acena, enquanto policiais são vistos em motos ao fundo. O cenário, de uma via próxima a um gramado com plantas baixas, também é idêntico:

Na ocasião, Bolsonaro participou de uma motociata organizada por apoiadores em Manaus, que reuniu cerca de 10 mil motocicletas, segundo a Polícia Militar do Amazonas. Durante o evento, o ex-presidente “deu carona” ao coronel Alfredo Menezes, então pré-candidato a senador pelo estado.
A imagem viralizada apresenta indícios de ter sido manipulada com inteligência artificial (IA), como inconsistências no rosto e na mão esquerda de Bolsonaro, e nos espelhos retrovisores da moto usada pelos policiais.

O conteúdo também foi submetido à análise da ferramenta WasItAI, que utiliza algoritmos para detectar características e padrões de imagens criadas com IA. A ferramenta identificou que “a imagem, ou parte significativa dela”, foi gerada com inteligência artificial.

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre as fraudes identificadas no INSS em 2025.