Imagem de Jair Bolsonaro em motociata é manipulada para mostrar ex-presidente com o “Careca do INSS”

  • Publicado em 15 de maio de 2025 às 19:18
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em meio à investigação revelada em abril de 2025 sobre fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um relatório da Polícia Federal (PF) identificou Antônio Carlos Camilo Antunes, chamado de “Careca do INSS”, como sócio de empresas suspeitas. Desde então, publicações com mais de 12 mil interações nas redes sociais compartilham uma suposta imagem de Antunes com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma motociata. Mas isso é falso: a imagem viralizada manipula uma foto de junho de 2022, quando Bolsonaro pilotava uma moto com o Coronel Menezes (PL), então pré-candidato ao Senado.

“OLHEM ESSA: BOLSONARO FAZIA MOTOCIATAS TRIPULANDO A MOTO DO GRANDE LADRÃO DAS APOSENTADORIAS DO INSS - MAS QUE BAITA COINCIDÊNCIA! Agora, me respondam: por que é que eu não estou tão surpreso quanto deveria?”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Bluesky.

Image
Captura de tela feita em 12 de maio de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Na imagem viral, o ex-presidente Jair Bolsonaro parece dirigir uma moto, enquanto um homem de óculos e camisa azul aparece sentado na garupa do veículo, acenando. Atrás dos dois, é possível identificar uma segunda moto com o que parecem ser dois policiais de capacete. Sobrepostos à imagem, próximos ao homem de camisa azul, estão os dizeres “Careca do INSS”.

As publicações circulam em meio às investigações reveladas em 23 de abril de 2025 e conduzidas pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) acerca de fraudes cometidas no INSS. Segundo os órgãos, descontos ilegais teriam sido feitos em benefícios de aposentados e pensionistas por associações e sindicatos entre 2019 e 2024.

Em 28 de abril, portais noticiosos divulgaram um relatório da PF sobre o caso, no qual a polícia identifica Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, como sócio de 22 empresas, das quais “várias” teriam participado do esquema de fraudes.

Contudo, a imagem que mostraria o “Careca do INSS” em uma motociata com Bolsonaro é falsa.

Motociata de 2022

Uma busca reversa pela imagem viral conduziu a um artigo de 18 de junho de 2022, intitulado “Sem capacete, Bolsonaro participa de motociata na tarde deste sábado em Manaus”.

A matéria acompanha uma fotografia muito similar à imagem compartilhada pelas publicações virais, na qual o ex-mandatário aparece dirigindo uma moto junto a um homem de camisa azul que acena, enquanto policiais são vistos em motos ao fundo. O cenário, de uma via próxima a um gramado com plantas baixas, também é idêntico:

Image
Comparação feita em 14 de maio de 2025 entre capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e de uma fotografia publicada por O Convergente em 18 de junho de 2022 (.)

Na ocasião, Bolsonaro participou de uma motociata organizada por apoiadores em Manaus, que reuniu cerca de 10 mil motocicletas, segundo a Polícia Militar do Amazonas. Durante o evento, o ex-presidente “deu carona” ao coronel Alfredo Menezes, então pré-candidato a senador pelo estado.

A imagem viralizada apresenta indícios de ter sido manipulada com inteligência artificial (IA), como inconsistências no rosto e na mão esquerda de Bolsonaro, e nos espelhos retrovisores da moto usada pelos policiais.

Image
Imagem retirada em 14 de maio de 2025 de uma publicação nas redes sociais com marcações feitas pela AFP (.)

O conteúdo também foi submetido à análise da ferramenta WasItAI, que utiliza algoritmos para detectar características e padrões de imagens criadas com IA. A ferramenta identificou que “a imagem, ou parte significativa dela”, foi gerada com inteligência artificial.

Image
Captura de tela feita em 14 de maio de 2025 de uma análise feita pela ferramenta WasItAI

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre as fraudes identificadas no INSS em 2025.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco