
Vídeo de edifício em chamas foi gravado na Índia em 2023 e não é um “ataque” ao Mossad em 2025
- Publicado em 8 de maio de 2025 às 16:20
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África
- Tradução e adaptação AFP Brasil , Ezzio RAMOS
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“MÍSSIL DA JUSTIÇA: Sede israelense do Mossad sob fogo de míssil hipersônico iemenita”, dizem as publicações que circulam no X, no Facebook e no Telegram.
As postagens incluem um vídeo de um prédio envolto em chamas, juntamente com uma narração, em árabe, que descreve as imagens de acordo com a “mídia” israelense e localiza o suposto ataque com mísseis “em Tel Aviv”.

O vídeo circula no contexto de ataques com mísseis executados por rebeldes huthis do Iêmen no Mar Vermelho contra navios de Israel e dos Estados Unidos, assim como em território israelense, em solidariedade aos palestinos desde o início da guerra em Gaza em 2023.
Em março de 2025, o presidente norte-americano, Donald Trump, ordenou uma série de ataques aéreos no Iêmen, atingindo mais de mil alvos e matando centenas de combatentes e líderes huthis.
A ofensiva dos Estados Unidos ocorreu depois que os huthis anunciaram a retomada dos ataques aos transportes marítimos em resposta à negativa de Israel em permitir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
No entanto, o vídeo viral não retrata nenhum desses episódios.
Uma busca reversa no Google usando capturas de tela da sequência levou a registros da mesma cena publicados na mídia indiana em dezembro de 2023 (1, 2, 3).
As matérias relatam sobre um incêndio no Hospital Ankura, na cidade de Hyderabad, na Índia. Segundo as reportagens, o fogo foi causado por um curto-circuito que afetou as luzes externas do terraço do hospital. Ninguém ficou ferido.
Uma pesquisa na ferramenta de geolocalização Google Maps permitiu observar a vista externa do hospital em Hyderabad, em que aparece a mesma estrutura mostrada nas publicações virais.

O vídeo viral foi compartilhado junto com um suposto áudio de um jornalista relatando sobre edifícios que estavam sob ataque em Israel. Esse som foi adicionado posteriormente à filmagem.
A narração original, por sua vez, pode ser encontrada em uma reportagem publicada no YouTube pelo meio de comunicação Al Jazeera em outubro de 2024, após o lançamento de um míssil iraniano contra Israel.
Não há registros de um suposto ataque dos rebeldes iemenitas a uma sede do Mossad israelense, conforme indicado pelas publicações nas redes sociais.
Referências
- Matérias de veículos indianos em 2023 (1, 2, 3)
- Vista do Hospital Ankura no Google Maps
- Reportagem da Al Jazeera