
Vídeo em que “conselheiro” de Trump envia mensagem para Bolsonaro é de janeiro de 2025
- Publicado em 8 de maio de 2025 às 21:50
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“URGENTE Conselheiro de Trump diz a Bolsonaro: o que vai acontecer amanhã será MUITO importante”, dizem publicações que circulam com um vídeo que acumula mais de 300 mil visualizações no Facebook, no Instagram, no Threads, no Telegram e no YouTube.
Outros conteúdos apontam que a gravação mostraria uma conversa do “enviado de Trump” com Bolsonaro (1, 2), uma referência à visita de uma comitiva do governo dos Estados Unidos ao Brasil em maio de 2025.

Liderada por David Gamble, chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado norte-americano, a visita da comitiva durante a primeira semana de maio tem o objetivo de tratar sobre o combate ao crime organizado em reuniões bilaterais, como informou a embaixada dos Estados Unidos.
O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), no entanto, afirmou que a visita seria para discutir sanções a autoridades brasileiras. Integrantes da comitiva estiveram com Bolsonaro e com seu filho Flávio Bolsonaro (1, 2), senador pelo PL.
Contudo, a sequência de três minutos em que um homem discursa em inglês para um grupo de pessoas não foi registrada em meio a esse contexto.
Vídeo de janeiro
As publicações virais circulam com a marca d’água “@guitodeschini”. Ao buscar no TikTok por esse perfil, foi possível identificar a mesma sequência publicada em 20 de janeiro de 2025.
No conteúdo, o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo) traduz o discurso de um homem do inglês para o português: “Eu quero que vocês saibam que o que vai acontecer amanhã não é só muito importante para os Estados Unidos, mas também para o Brasil. E eu vou fazer tudo o que estiver na minha possibilidade e alcance para poder ajudar (...) É minha oração e também esperança que a gente possa reabrir a campanha presidencial no Brasil”.
Ao final da sequência, em uma ligação de vídeo, o parlamentar apresenta o homem ao ex-presidente Bolsonaro como “Jim, presidente do The Conservative Caucus”.
Uma busca no Google com essas palavras-chave identificou o interlocutor de Bolsonaro como Jim Pfaff, presidente de uma organização conservadora dos Estados Unidos.
Uma outra busca, dessa vez no perfil de Van Hattem no Instagram, identificou outro vídeo de Pfaff com o parlamentar, publicado na mesma data.
As gravações foram registradas durante a visita de políticos brasileiros aos Estados Unidos para a posse de Trump.
Na ocasião, alguns deputados se reuniram com Pfaff e Bolsonaro conversou com o norte-americano à distância, como visto no vídeo viral e noticiado à época por meios de comunicação (1, 2).
Pfaff não ocupa nenhuma função oficial no governo de Trump, como mostra seu perfil do LinkedIn e buscas feitas no site do Departamento de Estado dos EUA, que não apresentaram resultados sobre um suposto cargo.
Esse conteúdo também foi verificado pela Reuters.