
Imagem de Lady Gaga “posando” no Cristo Redentor foi criada com IA
- Publicado em 7 de maio de 2025 às 17:56
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lady Gaga super animada posando para a Foto no Cristo Redentor…”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no X e no Threads.

A imagem viral mostra uma suposta “selfie” de Lady Gaga no Cristo Redentor, tradicional ponto turístico do Rio de Janeiro.
Em 3 de maio de 2025, a norte-americana realizou um megashow na cidade, reunindo mais de 2,1 milhões de pessoas na praia de Copacabana, segundo a Riotur.
A apresentação marcou o fim de uma longa espera do público brasileiro, que a aguardava desde o cancelamento repentino de sua participação no Rock in Rio em 2017.
Mas a imagem compartilhada nas redes não é autêntica.
Imagem criada com IA
Uma busca reversa no Google por fragmentos da imagem viral levou a mais publicações que difundem o material, algumas delas sem mencionar o suposto desânimo da cantora (1, 2). No entanto, a pesquisa não permitiu identificar a publicação original da imagem.
Por outro lado, a busca indicou postagens que compartilham uma imagem semelhante da artista no Cristo Redentor, porém sorrindo — um indício de que os registros foram manipulados.
Uma análise do material viral também mostrou inconsistências características de conteúdos criados por inteligência artificial.
É o caso do rosto da cantora, que, na imagem viralizada, não possui os sinais no canto da boca e abaixo do olho direito, visíveis em registros de Gaga no banco de imagens Getty Images. Além disso, a cantora estava com as sobrancelhas descoloridas durante a passagem no Rio de Janeiro, como mostram fotos do show em Copacabana (1, 2).

O Cristo Redentor visto na imagem viral também possui inconsistências em relação ao monumento original, como a falta do desenho de um coração no peito, que simboliza o Sagrado Coração de Jesus. A reprodução do monumento também possui marcas mais acentuadas no rosto do que as que são visíveis na estátua real:

Ao AFP Checamos, Denis Teyssou, criador da ferramenta InVid-WeVerify e coordenador do AFP MediaLab, apontou outras imprecisões: “A estátua tem uma base alta que não é visível aqui (na imagem). Dado o ângulo da foto, para estar na mesma altura da base da estátua, Lady Gaga precisaria estar levitando, se você comparar com outras fotos no Google”.
A AFP submeteu ainda a imagem à plataforma GetReal, que identifica conteúdos gerados por IA. De acordo com a análise da ferramenta, “a imagem foi sintetizada ou modificada em relação à original”.


A AFP não encontrou registros de que Lady Gaga tenha visitado o Cristo Redentor durante sua passagem pelo Rio de Janeiro em maio de 2025.
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos criados por IA.
Referências
- Registros no banco de imagens Getty Images (1, 2, 3)
- Matéria do portal Santuário do Cristo Redentor sobre o coração no monumento