Imagem de Lady Gaga “posando” no Cristo Redentor foi criada com IA

  • Publicado em 7 de maio de 2025 às 17:56
  • Atualizado em 22 de janeiro de 2026 às 21:59
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Em 3 de maio de 2025, a cantora Lady Gaga realizou um megashow na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em meio à estadia da artista na cidade, publicações somaram mais de 25 mil interações nas redes sociais compartilhando uma suposta “selfie” da norte-americana no Cristo Redentor e ironizando seu “ânimo” durante a visita ao cartão-postal carioca. Mas a imagem foi criada com inteligência artificial (IA) e não há registros de que a cantora tenha ido ao local durante a recente passagem pelo Rio.

“Lady Gaga super animada posando para a Foto no Cristo Redentor…”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no X e no Threads.

Image
Captura de tela feita em 6 de maio de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A imagem viral mostra uma suposta “selfie” de Lady Gaga no Cristo Redentor, tradicional ponto turístico do Rio de Janeiro. 

Em 3 de maio de 2025, a norte-americana realizou um megashow na cidade, reunindo mais de 2,1 milhões de pessoas na praia de Copacabana, segundo a Riotur

A apresentação marcou o fim de uma longa espera do público brasileiro, que a aguardava desde o cancelamento repentino de sua participação no Rock in Rio em 2017.

Mas a imagem compartilhada nas redes não é autêntica. 

Imagem criada com IA

Uma busca reversa no Google por fragmentos da imagem viral levou a mais publicações que difundem o material, algumas delas sem mencionar o suposto desânimo da cantora (1, 2). No entanto, a pesquisa não permitiu identificar a publicação original da imagem. 

Por outro lado, a busca indicou postagens que compartilham uma imagem semelhante da artista no Cristo Redentor, porém sorrindo —  um indício de que os registros foram manipulados.

Uma análise do material viral também mostrou inconsistências características de conteúdos criados por inteligência artificial. 

É o caso do rosto da cantora, que, na imagem viralizada, não possui os sinais no canto da boca e abaixo do olho direito, visíveis em registros de Gaga no banco de imagens Getty Images. Além disso, a cantora estava com as sobrancelhas descoloridas durante a passagem no Rio de Janeiro, como mostram fotos do show em Copacabana (1, 2).

O Cristo Redentor visto na imagem viral também possui inconsistências em relação ao monumento original, como a falta do desenho de um coração no peito, que simboliza  o Sagrado Coração de Jesus. A reprodução do monumento também possui marcas mais acentuadas no rosto do que as que são visíveis na estátua real:

Image
Comparação feita em 6 de maio de 2025 entre uma captura de tela do material viral (E) e de uma imagem real do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (.)

Ao AFP Checamos, Denis Teyssou, criador da ferramenta InVid-WeVerify e coordenador do AFP MediaLab, apontou outras imprecisões: “A estátua tem uma base alta que não é visível aqui (na imagem). Dado o ângulo da foto, para estar na mesma altura da base da estátua, Lady Gaga precisaria estar levitando, se você comparar com outras fotos no Google”

A AFP submeteu ainda a imagem à plataforma GetReal, que identifica conteúdos gerados por IA. De acordo com a análise da ferramenta, “a imagem foi sintetizada ou modificada em relação à original”.

Image
Captura de tela feita em 6 de maio de 2025 do resultado obtido ao submeter a imagem à plataforma GetReal (.)
Image
Captura de tela feita em 6 de maio de 2025 do resultado obtido ao submeter a imagem à plataforma GetReal (.)

A AFP não encontrou registros de que  Lady Gaga tenha visitado o Cristo Redentor durante sua passagem pelo Rio de Janeiro em maio de 2025.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos criados por IA.

Referências

Remove imagem após 10º parágrafo
22 de janeiro de 2026 Remove imagem após 10º parágrafo

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco