
Governo de Zelensky não bloqueou a Truth Social, rede social de Trump, na Ucrânia
- Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 19:22
- 3 minutos de leitura
- Por Daniel Patrick GALGANO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“É ou não é um Ditador? Zelensky bloqueia a plataforma Truth Social de Donald Trump na Ucrânia”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no X e no Telegram.
Alguns posts compartilham uma captura de tela da rede social de Donald Trump, que exibe os dizeres, em inglês: “Truth Social não está disponível na sua área neste momento”.
O conteúdo também circula em inglês, espanhol, francês, alemão e holandês.

Em uma publicação de 19 de fevereiro de 2025 na sua rede social, a Truth Social, o presidente norte-americano Donald Trump chamou Volodimir Zelensky de “ditador sem eleições” e acusou o líder ucraniano de prolongar a guerra da Ucrânia contra a Rússia com a finalidade de garantir mais auxílio dos países ocidentais.
Zelensky rebateu as críticas reforçando a necessidade de uma renovação dos vínculos “sólidos” entre o seu país e os Estados Unidos, e afirmou que o presidente norte-americano estava vivendo em um “espaço de desinformação”.
Contudo, não é verdade que o presidente ucraniano tenha retaliado restringindo o acesso à Truth Social na Ucrânia.
Sem lançamento
Contatado pela AFP, um porta-voz da Trump Media and Technology Group, dona da Truth Social, afirmou em 20 de fevereiro de 2025 que a plataforma não foi lançada pela empresa na Ucrânia.
“Relatos de que a Truth Social foi bloqueada na Ucrânia são falsos — a Truth Social nunca esteve disponível na Ucrânia”, declarou.
Em 20 de fevereiro, após as alegações virais começarem a circular nas redes sociais, Heorhii Tykhyi, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, fez uma publicação no X, dizendo que oficiais do governo não haviam e nem poderiam ter banido a plataforma, porque ela “infelizmente” nunca esteve disponível no país.
“Nós gostaríamos que a Truth Social adicionasse a Ucrânia às suas regiões autorizadas para operação”, completou.
We have seen reports suggesting that access to the Truth Social network has been blocked in Ukraine. These reports are false.
— Heorhii Tykhyi (@SpoxUkraineMFA) February 20, 2025
Ukraine did not and could not block access because, unfortunately, the social network Truth Social has never made itself available to users in Ukraine.…
O Centro de Combate à Desinformação, uma agência estatal ucraniana, também negou que autoridades do país tenham barrado o acesso à plataforma.
Um repórter da AFP na Ucrânia fez uma captura de tela do site da Truth Social em 21 de fevereiro de 2025, que exibe a mesma mensagem citada nas publicações virais sobre a plataforma não estar disponível na região do usuário.
