Governo de Zelensky não bloqueou a Truth Social, rede social de Trump, na Ucrânia

Em 19 de fevereiro de 2025, em meio a discussões e tentativas de acordos na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, de “ditador”. Desde então, publicações visualizadas mais de 30 mil vezes nas redes sociais alegam que Zelensky teria retaliado banindo a rede social de Trump, a Truth Social, do país. Mas isso é falso: um porta-voz da plataforma confirmou à AFP que ela nunca foi lançada na Ucrânia. O governo ucraniano afirmou que a rede de Trump seria bem-vinda no país.

“É ou não é um Ditador? Zelensky bloqueia a plataforma Truth Social de Donald Trump na Ucrânia”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no X e no Telegram.

Alguns posts compartilham uma captura de tela da rede social de Donald Trump, que exibe os dizeres, em inglês: “Truth Social não está disponível na sua área neste momento”.

O conteúdo também circula em inglês, espanhol, francês, alemão e holandês.

Image
Captura de tela feita em 21 de fevereiro de 2025 de uma publicação no X (.)

Em uma publicação de 19 de fevereiro de 2025 na sua rede social, a Truth Social, o presidente norte-americano Donald Trump chamou Volodimir Zelensky de “ditador sem eleições” e acusou o líder ucraniano de prolongar a guerra da Ucrânia contra a Rússia com a finalidade de garantir mais auxílio dos países ocidentais.

Zelensky rebateu as críticas reforçando a necessidade de uma renovação dos vínculos “sólidos” entre o seu país e os Estados Unidos, e afirmou que o presidente norte-americano estava vivendo em um “espaço de desinformação”.

Contudo, não é verdade que o presidente ucraniano tenha retaliado restringindo o acesso à Truth Social na Ucrânia.

Sem lançamento

Contatado pela AFP, um porta-voz da Trump Media and Technology Group, dona da Truth Social, afirmou em 20 de fevereiro de 2025 que a plataforma não foi lançada pela empresa na Ucrânia.

“Relatos de que a Truth Social foi bloqueada na Ucrânia são falsos — a Truth Social nunca esteve disponível na Ucrânia”, declarou.

Em 20 de fevereiro, após as alegações virais começarem a circular nas redes sociais, Heorhii Tykhyi, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, fez uma publicação no X, dizendo que oficiais do governo não haviam e nem poderiam ter banido a plataforma, porque ela “infelizmente” nunca esteve disponível no país.

“Nós gostaríamos que a Truth Social adicionasse a Ucrânia às suas regiões autorizadas para operação”, completou.

O Centro de Combate à Desinformação, uma agência estatal ucraniana, também negou que autoridades do país tenham barrado o acesso à plataforma.

Um repórter da AFP na Ucrânia fez uma captura de tela do site da Truth Social em 21 de fevereiro de 2025, que exibe a mesma mensagem citada nas publicações virais sobre a plataforma não estar disponível na região do usuário.

Image
Captura de tela do site da Truth Social feita em 21 de fevereiro de 2025 na Ucrânia (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco