A Jovem Pan News mostrou Bolsonaro com 55% dos votos no Paraná; vídeo não contém falha do TSE
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 5 de outubro de 2022 às 22:08
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O TSE COMETEU UMA FALHA E ACABOU MOSTRANDO A VITÓRIA DO BOLSONARO COM 55% DOS VOTOS”, diz a legenda de um vídeo com mais de 5.600 compartilhamentos.
O conteúdo também circula no Facebook (1, 2), TikTok e Kwai.
No vídeo, o apresentador da Jovem Pan News Adalberto Piotto comenta os resultados da apuração das eleições de 2022. Ao pedir para atualizar os resultados, Jair Bolsonaro aparece com 55,38% de votos por um breve momento. Em seguida, os resultados são atualizados novamente e o mandatário aparece com 44,81%, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 46,53%.
A sequência compartilhada nas redes sociais foca na parte da tela em que são exibidas as porcentagens dos candidatos, dificultando a visualização do quadro inteiro.
Contudo, uma pesquisa por palavras-chave levou à transmissão original no YouTube, na qual é possível observar que a legenda do mapa muda de “Presidente BR” para “Presidente PR” às 8:23:07 de vídeo. Assim, é possível observar que houve um engano da emissora, que exibiu o percentual de votação presidencial no estado do Paraná em vez da apuração nacional.
No momento em que os resultados presidenciais no Paraná foram exibidos pelo canal, às 20h21 como dito pelo apresentador, a apuração das urnas no estado estava em 97,63%. De acordo com o site do TSE, ao término da totalização dos votos, Jair Bolsonaro ficou com 55,26% no estado.
Uma busca por versões arquivadas da página de resultados do TSE mostrou que às 20h11, com 96,47% das seções totalizadas, Bolsonaro estava com 55,42% dos votos, número bem próximo ao exibido pela Jovem Pan 10 minutos depois.
Antes de o erro acontecer, o apresentador do programa comentava a vitória de Sergio Moro (União Brasil) para o cargo de senador no Paraná.
O AFP Checamos entrou em contato com a Jovem Pan News, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.