A Jovem Pan News mostrou Bolsonaro com 55% dos votos no Paraná; vídeo não contém falha do TSE

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

Durante a transmissão da cobertura das eleições de 2022 na emissora Jovem Pan News, o resultado da votação presidencial no estado do Paraná foi exibido no lugar da apuração nacional. Em seguida, usuários passaram a compartilhar o momento alegando que houve uma falha e que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrou Jair Bolsonaro (PL) com 55% dos votos no primeiro turno. O vídeo viralizado nas redes sociais foca nas porcentagens dos candidatos, impedindo ver com clareza a tela inteira do televisor. Contudo, na transmissão original, a legenda do mapa muda de “Presidente BR” para “Presidente PR”.

“O TSE COMETEU UMA FALHA E ACABOU MOSTRANDO A VITÓRIA DO BOLSONARO COM 55% DOS VOTOS”, diz a legenda de um vídeo com mais de 5.600 compartilhamentos.

O conteúdo também circula no Facebook (1, 2), TikTok e Kwai.

No vídeo, o apresentador da Jovem Pan News Adalberto Piotto comenta os resultados da apuração das eleições de 2022. Ao pedir para atualizar os resultados, Jair Bolsonaro aparece com 55,38% de votos por um breve momento. Em seguida, os resultados são atualizados novamente e o mandatário aparece com 44,81%, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 46,53%.

Captura de tela feita em 5 de outubro de 2022 de uma publicação no Twitter ( .)

A sequência compartilhada nas redes sociais foca na parte da tela em que são exibidas as porcentagens dos candidatos, dificultando a visualização do quadro inteiro.

Contudo, uma pesquisa por palavras-chave levou à transmissão original no YouTube, na qual é possível observar que a legenda do mapa muda de “Presidente BR” para “Presidente PR” às 8:23:07 de vídeo. Assim, é possível observar que houve um engano da emissora, que exibiu o percentual de votação presidencial no estado do Paraná em vez da apuração nacional.

Captura de tela feita em 5 de outubro de 2022 da transmissão da Jovem Pan News ( .)
Captura de tela feita em 5 de outubro de 2022 da transmissão da Jovem Pan News ( .)

 

 

No momento em que os resultados presidenciais no Paraná foram exibidos pelo canal, às 20h21 como dito pelo apresentador, a apuração das urnas no estado estava em 97,63%. De acordo com o site do TSE, ao término da totalização dos votos, Jair Bolsonaro ficou com 55,26% no estado.

Uma busca por versões arquivadas da página de resultados do TSE mostrou que às 20h11, com 96,47% das seções totalizadas, Bolsonaro estava com 55,42% dos votos, número bem próximo ao exibido pela Jovem Pan 10 minutos depois.

Antes de o erro acontecer, o apresentador do programa comentava a vitória de Sergio Moro (União Brasil) para o cargo de senador no Paraná.

O AFP Checamos entrou em contato com a Jovem Pan News, mas não obteve retorno até a publicação deste artigo.

Eleições 2022