Imagem de Michelle Bolsonaro com foto do ex-presidente em posse de Trump foi criada por IA

  • Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 21:31
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 18 de janeiro de 2025, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro viajou aos Estados Unidos para representar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na posse do presidente eleito, Donald Trump, após a Justiça negar a viagem ao ex-mandatário brasileiro. Desde então, uma imagem com milhares de interações nas redes sociais mostra a ex-primeira-dama posando ao lado de uma foto de Bolsonaro com a alegação de que seria um registro feito na cerimônia de posse de Trump. Mas a imagem foi criada com a inteligência artificial do X, Grok. 

“Imagem forte, impacto global! Michelle Bolsonaro na posse de Trump, ao lado de uma cadeira vazia com a foto de Jair Bolsonaro. Um gesto silencioso que fala alto: perseguição política? Exílio forçado? A cena vai sacudir o mundo!”, diz a legenda que circula com uma foto no X, no Instagram, no Facebook, no Threads e no TikTok

Image
Captura de tela feita em 21 de janeiro de 2025 de uma publicação no Facebook
(.)

Em 16 de janeiro de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve o seu pedido para acompanhar a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. 

O ex-presidente está proibido de sair do país desde fevereiro de 2024 e com o passaporte apreendido, por conta de uma investigação por supostamente planejar um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro de 2023. 

Para representar o ex-mandatário na cerimônia de posse de Trump, em 20 de janeiro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro viajou para os Estados Unidos, em 18 de janeiro.  

Mas a imagem viral que a mostra posando com uma foto de Bolsonaro, supostamente na posse de Trump, não é real. 

Imagem gerada por IA

Uma busca no X pelo nome de usuário que aparece em algumas publicações virais identificou o tuíte original, publicado em 17 de janeiro de 2025, portanto, antes da posse de Trump e da viagem da ex-primeira-dama.  

Na imagem que ilustra essa publicação lê-se a marca d’água “Grok/” no canto inferior direito. 

Grok é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) do X que permite a criação de imagens a partir de comandos de textos. 

Ao analisar a imagem, é possível identificar distorções características de imagens geradas por IA, como os dedos incompletos, os olhos distorcidos e a falta de contorno do que seria a suposta foto de Bolsonaro, além de falhas na reprodução do terno do ex-mandatário: 

Image
Captura de tela feita em 21 de janeiro de 2025 de uma publicação no X com detalhes assinalados pela AFP
(.)

Além da ex-primeira-dama, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) também viajou para acompanhar a posse do republicano. 

Em um registro compartilhado por ele, Michelle aparece usando um vestido verde, diferentemente do visto na imagem viral. Também é possível observar diferenças em elementos de seu rosto, como os olhos e o nariz: 

Image
Comparação entre capturas de tela, feita em 21 de janeiro de 2025, de uma publicação no X (E) e outra no Instagram, com detalhes assinalados pela AFP
(.)

Segundo o próprio deputado, ele e a ex-primeira-dama não foram à cerimônia de posse de Trump, mas assistiram o evento em um estádio de hóquei e basquete na capital norte-americana, após o evento oficial mudar de local. 

O Checamos verificou outro conteúdo envolvendo a ex-primeira-dama e a posse de Trump. 

Referência 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco