Vídeo mostra festejo de Ano Novo na Itália, não comemorações no Iêmen pelo cessar-fogo em Gaza
- Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 20:35
- 4 minutos de leitura
- Por AFP México
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Iêmen celebra a vitória da Resistência Palestina armada contra o genocídio nazissionista com o cessar-fogo. O Iêmen foi o único país árabe a traçar uma linha vermelha intransponível em defesa de Gaza”, diz uma das publicações com a sequência no Facebook, no Instagram e no X.
Publicações semelhantes também circulam em espanhol.
A filmagem mostra uma cidade iluminada com centenas de fogos de artifícios e pessoas contemplando o espetáculo do alto de um mirante.
Em 15 de janeiro de 2025, Israel e Hamas chegaram ao acordo para um cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns em mãos do movimento islamista. Quatro dias depois, o Hamas libertou três dos 33 reféns que concordou em soltar como parte da primeira fase do acordo: as israelenses Emily Damari, de 28 anos; Romi Gonen, de 24 anos; e Doron Steinbrecher, de 31 anos, que foram recebidas por seus familiares após 15 meses capturadas. Israel, por sua vez, deixou em liberdade 90 dos 1.900 presos palestinos, que prometeu libertar ao longo dos próximos 42 dias.
Milhares de palestinos celebraram o cessar-fogo. A guerra deixou mais de 47.200 mortos na Faixa de Gaza desde 7 de outubro de 2023, segundo dados do Ministério da Saúde do governo do Hamas, que a ONU considera confiáveis. O conflito começou naquele dia com um ataque de membros do Hamas no sul de Israel que matou 1.200 pessoas, a maioria civis, de acordo com uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelenses. O movimento palestino também sequestrou 251 pessoas.
Embora o acordo tenha sido comemorado e aplaudido por líderes mundiais, as imagens virais de fogos de artifício sobre uma cidade não foram registradas no Iêmen e tampouco têm relação com o conflito israelense-palestino.
Imagens do Réveillon
Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo levou à mesma gravação publicada por usuários no Instagram e no Facebook em 1º de janeiro de 2025, duas semanas antes do acordo de cessar-fogo. As postagens informam que as imagens mostram a comemoração do Ano Novo em Nápoles, na Itália.
A mesma busca também permitiu encontrar a filmagem publicada no X pela conta “Aquí la Tierra”, de um programa sobre o clima da Radiotelevisão Espanhola (RTVE). A postagem também faz referência ao Réveillon em Nápoles e dá os créditos das imagens ao usuário do TikTok “@giusydonnaruma86”.
“‘Se você não queria caldo, tome três xícaras’. É o princípio que os moradores de Nápoles adotaram para a portaria municipal que proíbe o uso de fogos de artifício. A resposta não tardou em chegar e a população recebeu 2025 com uma extensa, histórica e inigualável exibição pirotécnica, esquecendo que o objetivo da medida era proteger os animais”, descreve o narrador.
Comienza #AquíLaTierra con @jacobpetrus_tve en la @La1_tve
— Aquí la Tierra (@aquilatierratve) January 14, 2025
Si no querías caldo, toma tres tazas, ¿os suena?
⭕https://t.co/odR8iCifYxpic.twitter.com/i7nJ5Flyhe
O vídeo original, compartilhado mais de um milhão de vezes e publicado pelo usuário @giusydonnaruma86 no TikTok em 31 de dezembro de 2024, indica que o local de gravação da sequência é Monte Pendolo, em Nápoles, na Itália.
Uma filmagem desse lugar exibida no Google Maps, de julho de 2024, também permite identificar elementos semelhantes aos vistos na paisagem falsamente associada ao Iêmen.