Vídeo não mostra P. Diddy dirigindo uma moto na prisão, imagens são de criador de conteúdo
- Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 16:24
- 6 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação Manuela SILVA , AFP Uruguai , AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“P. Diddy pilotando uma moto dentro da cadeia”, diz a legenda de conteúdos no Facebook, no Instagram, no Kwai e no X.
A alegação também circula em espanhol, francês e inglês.
Em julho de 2024, o rapper norte-americano Sean “Diddy” Combs, também conhecido como Puff Daddy ou P. Diddy, foi processado por uma ex-atriz pornô por agressão e tráfico sexual, de acordo com documentos judiciais.
Combs é alvo de várias ações civis que o descrevem como um predador sexual violento, que usava álcool e drogas para submeter suas vítimas.
O músico, que se declarou inocente, está detido em Nova York desde 16 de setembro, acusado de tráfico sexual, associação criminosa e de promover a prostituição.
O julgamento está marcado para 5 de maio de 2025.
Porém, a pessoa que aparece no vídeo divulgado nas redes sociais não é ele.
Uma busca reversa no Google por um trecho da gravação exibiu o vídeo original, publicado no Instagram em 24 de fevereiro de 2024 – mais de seis meses antes da prisão de Combs – pelo usuário “Mr.Gotdamnit”.
Em outra gravação, publicada em 25 de fevereiro de 2024 em seu canal no YouTube, o mesmo homem aparece explorando uma penitenciária abandonada. Em algumas cenas ele usa uniforme laranja e anda de moto.
A prisão mostrada no vídeo é semelhante à Instituição Correcional Glades, em Belle Glade, na Flórida. As imagens do interior, exterior e celas da instalação (1, 2, 3) coincidem com as exibidas no vídeo no YouTube. O estabelecimento fechou em 2011, de acordo com a imprensa local.
Em 23 de outubro de 2024, após a prisão do rapper, as imagens foram compartilhadas novamente pelo criador de conteúdo, com o título em inglês: “Enquanto isso, Diddy está na prisão vivendo sua melhor vida”.
O responsável pelo perfil não respondeu ao contato da AFP até a publicação deste artigo.
David Richardson, vice-diretor do Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, confirmou à AFP que o rapper está “atualmente encarcerado” nessa penitenciária e enfatizou que “motocicletas não são permitidas” no local.
“Nenhum indivíduo encarcerado tem meios ou capacidade para operar uma motocicleta em uma instalação da Oficina Federal de Prisões”, disse o porta-voz do Departamento de Prisões, Donald Murphy, à AFP por e-mail em 8 de janeiro de 2025.
O Checamos já verificou anteriormente desinformação relacionada a Sean Combs (1, 2).
Referências
- Vídeo no Instagram publicado em fevereiro de 2024
- Vídeo no YouTube publicado em fevereiro de 2024
- Vídeo no Instagram publicado em outubro de 2024
- Imagens da Instituição Correcional Glades, na Flórida (1, 2, 3)