Vídeo não mostra P. Diddy dirigindo uma moto na prisão, imagens são de criador de conteúdo

O rapper norte-americano Sean Combs, conhecido como P. Diddy ou Puff Daddy, está detido desde setembro de 2024 por tráfico sexual, aguardando julgamento. Por conta disso, desde 25 de dezembro de 2024, publicações visualizadas mais de 54 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo que supostamente mostra Diddy andando de moto dentro da prisão, fora de sua cela. Mas a sequência, na verdade, retrata um criador de conteúdo durante uma visita a uma penitenciária abandonada.

“P. Diddy pilotando uma moto dentro da cadeia”, diz a legenda de conteúdos no Facebook, no Instagram, no Kwai e no X.

A alegação também circula em espanhol, francês e inglês.

Image
Captura de tela feita em 15 de janeiro de 2025 de uma publicação no X (.)

Em julho de 2024, o rapper norte-americano Sean “Diddy” Combs, também conhecido como Puff Daddy ou P. Diddy, foi processado por uma ex-atriz pornô por agressão e tráfico sexual, de acordo com documentos judiciais.

Combs é alvo de várias ações civis que o descrevem como um predador sexual violento, que usava álcool e drogas para submeter suas vítimas.

O músico, que se declarou inocente, está detido em Nova York desde 16 de setembro, acusado de tráfico sexual, associação criminosa e de promover a prostituição.

O julgamento está marcado para 5 de maio de 2025.

Porém, a pessoa que aparece no vídeo divulgado nas redes sociais não é ele.

Uma busca reversa no Google por um trecho da gravação exibiu o vídeo original, publicado no Instagram em 24 de fevereiro de 2024 –   mais de seis meses antes da prisão de Combs – pelo usuário “Mr.Gotdamnit”.

Em outra gravação, publicada em 25 de fevereiro de 2024 em seu canal no YouTube, o mesmo homem aparece explorando uma penitenciária abandonada. Em algumas cenas ele usa uniforme laranja e anda de moto.

A prisão mostrada no vídeo é semelhante à Instituição Correcional Glades, em Belle Glade, na Flórida. As imagens do interior, exterior e celas da instalação (1, 2, 3) coincidem com as exibidas no vídeo no YouTube. O estabelecimento fechou em 2011, de acordo com a imprensa local.

Em 23 de outubro de 2024, após a prisão do rapper, as imagens foram compartilhadas novamente pelo criador de conteúdo, com o título em inglês: “Enquanto isso, Diddy está na prisão vivendo sua melhor vida”.

O responsável pelo perfil não respondeu ao contato da AFP até a publicação deste artigo. 

David Richardson, vice-diretor do Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, confirmou à AFP que o rapper está “atualmente encarcerado” nessa penitenciária e enfatizou que “motocicletas não são permitidas” no local.

“Nenhum indivíduo encarcerado tem meios ou capacidade para operar uma motocicleta em uma instalação da Oficina Federal de Prisões”, disse o porta-voz do Departamento de Prisões, Donald Murphy, à AFP por e-mail em 8 de janeiro de 2025.

O Checamos já verificou anteriormente desinformação relacionada a Sean Combs (1, 2).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco