É falso que gravação de Nikolas Ferreira sobre o PIX foi exibida na Times Square, em Nova York
- Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 17:24
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Vídeo do @nikolaslasferreiradm rompe fronteiras e chega na ‘Times Square’”, lê-se em um vídeo que circula no TikTok, no Facebook, no Instagram e no Threads.
Os conteúdos circulam após uma regra da Receita Federal, que passou a valer com a virada de ano para 2025, determinar que instituições de pagamento e operadoras de cartão de crédito também deveriam informar à Receita sobre movimentações financeiras de seus clientes. Essas informações, porém, só seriam repassadas caso o valor mensal dessas movimentações ultrapassasse o limite de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas.
A medida gerou uma onda de desinformação nas redes sociais, com conteúdos falsos alegando que isso implicaria em uma taxação do PIX.
Nesse contexto, um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira a respeito do tema teve um amplo alcance nas redes sociais, com mais de 300 milhões de visualizações.
Com a repercussão negativa, a medida foi revogada pela Receita em 15 de janeiro.
Mas a imagem que circula nas redes sociais, do vídeo do deputado em Nova York, não é verdadeira.
Diversas publicações contêm a logomarca da rede social TikTok e o nome de usuário “@washington.post”. Uma busca por esse perfil localizou o conteúdo em questão, que foi marcado como gerado por IA por seu criador na plataforma.
O TikTok explica que pede a seus criadores que identifiquem seus conteúdos gerados ou editados por IA para “ajudar a evitar a disseminação de informações enganosas”.
Além disso, uma busca reversa pela imagem mostrou que a fotografia original da Times Square usada como base para a criação do conteúdo está disponível em diversos sites, incluindo para ser usada como fundo de tela (1, 2, 3). Em um dos sites no qual foi publicada, é indicado que a foto possui uma licença do tipo CC, ou Creative Commons, o que significa que pode ser reproduzida gratuitamente.
Na foto original, é possível ver que, no lugar do vídeo do deputado, são exibidos anúncios publicitários dos musicais da Broadway “O Fantasma da Ópera” e “Hair”.
Uma pesquisa no Google pelos termos, em inglês, “fotomontagem Times Square” também mostrou que a foto está disponível em um site que permite criar rapidamente uma montagem como a da imagem viral.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.
Referências
- Publicação original no TikTok
- Foto original publicada em diferentes sites (1, 2, 3)