Jaden Smith não disse que foi levado a festa de Diddy por Will Smith; vídeo usa dublagem falsa

  • Publicado em 7 de outubro de 2024 às 20:50
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O rapper norte-americano Sean “Diddy” Combs foi preso em 16 de setembro de 2024, acusado de abuso sexual e exploração. Por conta disso, um vídeo que acumula mais de 11 milhões de visualizações desde 25 de setembro supostamente exibe o artista Jaden Smith criticando o pai, o ator Will Smith, por sua relação com Diddy. Mas a gravação, de 2017, foi editada ao sobrepor uma dublagem falsa. Na verdade, na sequência original, Jaden expressava sua tristeza após ser reprovado em um exame de habilitação.

“Jaden Smith se pronuncia e desabafa”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Instagram, no YouTube, no TikTok e no Kwai.

A alegação é compartilhada junto a um vídeo no qual Jaden Smith supostamente comenta a relação de Will Smith com Diddy e faz críticas ao pai, de acordo com uma dublagem em português: “Quando eu era mais jovem, meu pai me levava para as festinhas do Diddy, que, para mim, eram desconfortáveis. Toda essa experiência teve um impacto profundo no meu comportamento e na maneira como eu vejo o mundo hoje. Às vezes, é difícil ser constantemente lembrado como filho do Will, e até mesmo as músicas dele não são algo que eu aprecie tanto quanto muitos podem imaginar”.

Image
Captura de tela feita em 4 de outubro de 2024 de uma publicação no TikTok (.)

Em julho de 2024, o rapper norte-americano Sean “Diddy” Combs, também conhecido como Puff Daddy ou P. Diddy, foi processado por uma ex-atriz pornô por agressão e tráfico sexual, de acordo com documentos judiciais.

Combs é alvo de várias ações civis que o descrevem como um predador sexual que usava álcool e drogas para subjugar suas vítimas. Em 16 de setembro de 2024, o rapper foi preso preventivamente em Nova York.

O músico, que se declarou inocente, permanecerá preso até a realização do julgamento em que é acusado de tráfico sexual, associação criminosa e de promover a prostituição.

Vídeo de 2017

Uma busca reversa no Yandex por fragmentos do vídeo viral exibiu uma gravação publicada no YouTube em 14 de janeiro de 2017, com o título em inglês “Jaden Smith tem colapso emocional nas redes sociais”.

O artista comentava não ter sido aprovado no teste de direção e dizia que “seria engraçado” contar para o pai dele que havia “falhado mais uma vez”

Ele ainda afirmava que se mudaria de Los Angeles: “Hoje em dia é difícil termos a vida que desejamos para nós mesmos porque ninguém aqui apoia os jovens e a nossa criatividade”.  E complementou: “No final de 2017 vou fazer coisas incríveis e inspiradoras que vão além de música e roupas”.

Uma comparação entre fragmentos da sequência viral e do vídeo original permite observar os mesmos elementos: Jaden sentado, vestindo uma blusa vermelha e gesticulando.

Image
Comparação feita em 7 de outubro de 2024 entre o vídeo viralizado no TikTok (E) e a gravação publicada no YouTube em 2017 (.)

A reprovação de Jaden Smith no exame de habilitação também foi reportada pela imprensa brasileira e internacional

Em nenhum momento do vídeo ele fala sobre Diddy. Uma pesquisa pelas palavras-chave “Diddy” e “Jaden Smith” tampouco exibiu registros de que o artista tenha se pronunciado sobre as denúncias contra o rapper até a data de publicação deste texto.

Perfil de dublagem

Algumas postagens compartilham um vídeo com a marca d’água de um perfil de dublagem. Uma pesquisa por essa página no TikTok exibiu a sequência viralizada em uma publicação de 25 de setembro de 2024, a mais antiga encontrada. 

O perfil, que já teve outro conteúdo verificado pela AFP anteriormente, informa que a dublagem foi gerada por inteligência artificial.

O Checamos já desmentiu publicações similares (1, 2), que apresentam dublagens falsas sobrepostas a vídeos de celebridades.

Este conteúdo também foi verificado pelo UOL Confere

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco