Jornalista da GloboNews não chorou após a vitória de Trump em 2024; cena ocorreu durante a pandemia
- Publicado em 7 de novembro de 2024 às 17:56
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Guga Chacra chorando após vitória avassaladora de Trump”, é a legenda sobreposta a um vídeo compartilhado no Facebook e no X. Conteúdo semelhante também circula no Instagram, no Telegram e no TikTok.
Na gravação, de 13 segundos de duração, o jornalista Guga Chacra aparece visivelmente emocionado e diz: “Dá até vontade de chorar”. Em uma tela ao fundo, vê-se as inscrições “Manhattan Connection”, programa que foi exibido na emissora GloboNews até novembro de 2020.
O conteúdo é compartilhado após Donald Trump vencer a eleição presidencial dos Estados Unidos, derrotando a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris.
Uma pesquisa no Google pelos termos “Guga Chacra”, “chora” e “Manhattan Connection” exibiu uma versão um pouco mais longa da gravação publicada no YouTube em 16 de março de 2020. Na ocasião, comentaristas do programa Manhattan Connection debatiam as medidas sanitárias relacionadas à pandemia de covid-19.
Ao falar sobre confinamento em Nova York, Chacra afirmou: “Eu acho que essa semana vai se agravar muito, eu acho que vai ter o chamado ‘lockdown’. Eu acho que, se não for essa semana, é na outra semana, mas vai ter o confinamento. É muito triste isso tudo que a gente ‘tá’... ‘Tava’ até falando com o Caio [Blinder] fora do ar, dá até vontade de chorar, mas…”.
Uma nova busca, dessa vez pelo programa Manhattan Connection no site da Globo e filtrando pelo período mencionado, levou a um registro de parte da participação ao vivo dos comentaristas do programa em uma cobertura do Jornal das Dez sobre a pandemia da covid-19, na edição de 15 de março de 2020. O trecho em que Chacra se emociona foi publicado no site da GloboNews.
A reação do comentarista de política internacional repercutiu nas redes sociais (1, 2) e foi noticiada pela imprensa (1, 2, 3).
Chacra participou da cobertura (1, 2) da eleição presidencial norte-americana em 2024 na GloboNews, mas não há registro de que o comentarista tenha expressado reação similar à do vídeo viralizado nas redes sociais.
Vídeo usado para desinformar em diferentes contextos
Em 2023, o Checamos verificou publicações que alegavam que a sequência havia sido gravada após o anúncio da vitória de Javier Milei nas presidenciais da Argentina.
Anteriormente, em 2020, postagens compartilharam a mesma sequência com a alegação de que essa teria sido a reação do jornalista a uma possível reeleição de Donald Trump no pleito norte-americano daquele ano, do qual o democrata Joe Biden saiu vitorioso.