Vídeo de alces escapando de um incêndio foi gravado em Montana em 2021, não em Wyoming em 2024

Em 1º de outubro de 2024, seis condados de Wyoming, nos Estados Unidos, receberam a designação de desastre devido aos danos e perdas causados por incêndios florestais. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 7 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo de alces correndo de chamas à noite com a afirmação de que ele teria sido gravado durante esses eventos. Mas isso é falso: as cenas foram registradas no estado de Montana em 2021.

“Com todo o foco nos furacões, Wyoming não está recebendo nenhuma cobertura da imprensa, já que dezenas de milhares de acres de queimadas por incêndios florestais colocam em risco a vida selvagem e o gado. Alguma semelhança? Tudo igual e os mesmos criminosos!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no X, no Telegram e no Kwai.

O conteúdo também circula em espanhol e inglês.

Image
Captura de tela feita em 17 de outubro de 2024 de uma publicação no X (.)

Na filmagem, vários alces aparecem correndo em meio às chamas, fugindo do fogo no que parece ser um pasto, à noite.

Em 1º de outubro de 2024, seis condados de Wyoming receberam a declaração de desastre pela Secretaria do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), devido aos danos e perdas causados pelos incêndios florestais em grande escala, que queimaram mais de 629 mil acres, grande parte deles terras particulares, e que tiveram início em junho deste ano.

Contudo, as imagens virais não correspondem às chamas proliferadas nesse estado norte-americano em 2024.

Vídeo de 2021 em Montana

Uma busca reversa por fragmentos da gravação no Google conduziu a uma publicação da ABC News de 2 de agosto de 2021 no X, com a indicação de ter sido filmada em Montana, estado situado ao norte de Wyoming.

Além da ABC News, o conteúdo foi publicado por outros veículos norte-americanos como Good Morning America e New York Post, que assinalam que um bombeiro teria gravado “um alce fugindo com êxito das chamas de um incêndio no condado de Big Horn, em Montana”.

Vários artigos mencionam que o bombeiro que fez os registros se chama Chris Sharpe, e que ele compartilhou a filmagem em suas redes em 30 de julho de 2021. A AFP encontrou o conteúdo original na página de Sharpe no Facebook.

Na publicação, ele escreveu: “CONDADO DE BIG HORN, MONTANA. Os alces conseguiram sair em segurança. (Cortar a cerca teria assustado os alces e os cervos para ainda mais perto do fogo. Tínhamos pessoas caminhando ao longo da cerca para ajudar a guiá-los até um lugar seguro)”.

No verão de 2021, vários incêndios florestais ocorreram em diferentes estados no oeste dos Estados Unidos, entre eles Montana. O presidente Joe Biden afirmou, na ocasião, que a catástrofe demonstrava a necessidade de combater a crise climática e consultou Greg Gianforte, governador do estado, sobre que ajuda adicional o governo federal poderia fornecer que não tivesse sido oferecida até então.

A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês), por sua vez, autorizou o uso de fundos federais para ajudar com os custos de extinção do incêndio provocado no condado de Big Horn, em Montana, batizado como Poverty Flats Fire.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco