Vídeo em que Silvio Almeida pede voto para Guilherme Boulos é de 2022, e não após denúncias de assédio

  • Publicado em 17 de outubro de 2024 às 22:57
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) foram os mais votados no primeiro turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo e passaram para o segundo turno. Diante disso, publicações nas redes sociais com mais de 90 mil visualizações compartilham um vídeo do ex-ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida, acusado de assédio sexual, pedindo voto para Boulos como se fosse atual, após as denúncias. Contudo, a sequência é de 2022 e, na ocasião, Boulos concorria ao cargo de deputado federal. 

“Após acusação de asséd1io Silvio Almeida reaparece para pedir Votos ao Guilherme Boulos”, lê-se na mensagem sobreposta a um vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no Kwai, no TikTok, no YouTube e no X

Image
Captura de tela feita em 16 de outubro de 2024 de uma publicação do Instagram (.)

Na sequência viral, com 55 segundos de duração, Almeida comenta a trajetória política e pede voto para Guilherme Boulos. 

O conteúdo começou a circular após o primeiro turno das eleições municipais de 2024, realizado em 6 de outubro, em que Boulos e Nunes foram os candidatos mais votados à Prefeitura de São Paulo e passaram para o segundo turno

As legendas das peças de desinformação apontam que o vídeo de Almeida é posterior à divulgação de denúncias de assédio sexual contra ele, reveladas em 5 de setembro de 2024, ocasionando em sua exoneração.  

Mas a sequência foi publicada antes desse caso. 

Vídeo de 2022 

Uma busca no Google pelos termos “Silvio Almeida” e “Boulos” levou a uma publicação no Facebook do candidato psolista, feita em 31 de agosto de 2022, com um vídeo em que Almeida aparece posicionado da mesma forma e com a mesma roupa do conteúdo viral. 

Na época, Boulos era candidato a deputado federal, seu atual cargo, como indica a legenda com a hashtag “BoulosFederal5010”

“Venho aqui apoiar Guilherme Boulos a deputado federal por São Paulo (...) Por isso, vai ser essencial que com o presidente Lula na Presidência, Guilherme Boulos esteja na Câmara dos Deputados para fazer o bom combate”, diz o ex-ministro na sequência de 1 minuto e 23 segundos publicada pelo candidato. 

Os trechos em que Almeida cita que Boulos concorria a deputado federal foram recortados das publicações agora viralizadas. 

O vídeo de 2022 também foi compartilhado nos perfis de Boulos em outras plataformas (1, 2). 

Até a publicação desta checagem, não foram identificados registros recentes de apoio de Almeida à candidatura de Boulos para a Prefeitura de São Paulo. 

A última publicação de Almeida foi feita em 6 de setembro e é uma nota comunicando a sua exoneração após as denúncias de assédio sexual.  

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre as eleições de 2024. 

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco