Vídeo não mostra Lula sendo vaiado ao lado de Fafá de Belém durante o Círio de Nazaré no Pará
- Publicado em 17 de outubro de 2024 às 21:39
- 7 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Vai Lula & Janja, receber aplausos dos devotos de SANTA SENHORA DE NAZARÉ do Círio de Belém dos Cristãos que nunca foi TUA. Vai FAFÁ transvestida de Santa que querem destruir os Brasileiros Humildes e Carentes desta NAÇÃO. MAS NÓS NÃO VAMOS DEIXAR, sigam o baile, o povo cantou- LULA É LADRÃO, LULA CACHACEIRO DEVOLVE O MEU DINHEIRO”, diz uma publicação compartilhada no X.
O conteúdo também circula no Facebook, no Instagram e no TikTok, e foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.
Em 13 de outubro de 2024, o presidente Lula esteve presente, pela primeira vez, no Círio de Nazaré, em Belém. Para acompanhar a procissão religiosa, que homenageia a padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré, o presidente e sua esposa, Janja, se reuniram com a cantora paraense Fafá de Belém na Varanda de Nazaré, iniciativa cultural da artista para divulgar o evento.
Na sequência viral, Lula, Fafá de Belém e Janja estão de frente para um grande público. Em meio à sua rendição da música “Nossa Senhora”, Fafá exclama: “Eu quero o povo do Pará cantando!” Em seguida, ela aponta o microfone para a multidão, que, após um corte sonoro, parece devolver gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” e “Lula cachaceiro, devolve o meu dinheiro”.
Contudo, a sequência utiliza um áudio antigo para alegar que o presidente teria sido recebido com vaias pelo público do evento.
Lula no Círio de Nazaré
No vídeo viral, é possível notar uma marca d’água do TikTok com o nome de usuário “@marymartinscm”. Uma pesquisa no perfil levou ao mesmo registro do presidente na Varanda de Nazaré, publicado em 13 de outubro de 2024.
Entretanto, quando Fafá de Belém aponta o microfone para o público, não há vaias ou qualquer manifestação política em resposta. Em vez disso, os presentes continuam a cantar a música, sem a mudança sonora presente na sequência viralizada. Ao fim da canção, é possível ver e ouvir o público aplaudir.
Uma busca no perfil da primeira-dama no Instagram encontrou o vídeo original publicado no mesmo dia 13 de outubro. Ao final da gravação, um segundo trecho mostra Janja e Lula acenando para o público, com cenas da procissão ao fundo.
Áudio de 2018
Uma pesquisa no YouTube pelos termos “Lula ladrão, seu lugar é na prisão” conduziu a um vídeo publicado no canal de O Antagonista no YouTube em 3 de abril de 2018.
Junto a imagens de manifestantes com bandeiras e camisas do Brasil de frente a um trio elétrico com um cartaz com os dizeres “Lava Toga STF”, é possível ouvir o mesmo áudio utilizado na montagem viralizada. Ouve-se, por exemplo, quando um interlocutor diz, em um microfone, “ê, ê” e, depois, ao fazer um teste de áudio, é possível escutá-lo dizer “som”, detalhes igualmente presentes no conteúdo viral.
Uma nova pesquisa, dessa vez pelas palavras-chave “manifestação” e “3 de abril de 2018”, conduziu a matérias sobre protestos em diferentes regiões do país que, antecedendo o julgamento sobre a prisão em segunda instância de Lula no Supremo Tribunal Federal (STF), faziam discursos contra a concessão de um habeas corpus preventivo para o então ex-presidente e contra ministros da Corte.
Um artigo de 3 de abril de 2018 acerca das manifestações organizadas pelos grupos Movimento Brasil Livre (MBL) e Vem Pra Rua em Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento, exibe uma fotografia que registra o mesmo trio elétrico com os dizeres “Lava Toga STF”.
Uma busca no YouTube pelos termos “Porto Alegre”, “MBL”, “Vem Pra Rua” e “abril de 2018” levou a outra gravação do ocorrido, publicada em 3 de abril de 2018, que mostra a faixa erguida contra o STF e os gritos proferidos contra Lula.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação que utilizam áudios falsos para sugerir que Lula teria sido vaiado em diferentes eventos.
Referências
- Publicação de 13 de outubro de 2024 no TikTok
- Publicação de Janja no Instagram em 13 de outubro de 2024
- Vídeo publicado no canal de O Antagonista no YouTube em 3 de abril de 2018
- Matérias sobre protestos no país em abril de 2018 (1, 2, 3, 4)
- Vídeo publicado no YouTube em 3 de abril de 2018