Vídeo não mostra Lula sendo vaiado ao lado de Fafá de Belém durante o Círio de Nazaré no Pará

  • Publicado em 17 de outubro de 2024 às 21:39
  • 7 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 13 de outubro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou pela primeira vez do Círio de Nazaré, procissão religiosa ocorrida em Belém, ao lado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, e da cantora paraense Fafá de Belém. Desde então, publicações que somam mais de 6 mil interações nas redes sociais compartilham um vídeo em que o presidente parece ser vaiado pelo público do evento, com gritos de “ladrão” e “cachaceiro”. Mas esse áudio é falso. No conteúdo original, o público aplaude e canta com o mandatário.

“Vai Lula & Janja, receber aplausos dos devotos de SANTA SENHORA DE NAZARÉ do Círio de Belém dos Cristãos que nunca foi TUA. Vai FAFÁ transvestida de Santa que querem destruir os Brasileiros Humildes e Carentes desta NAÇÃO. MAS NÓS NÃO VAMOS DEIXAR, sigam o baile, o povo cantou- LULA É LADRÃO, LULA CACHACEIRO DEVOLVE O MEU DINHEIRO”, diz uma publicação compartilhada no X.

O conteúdo também circula no Facebook, no Instagram e no TikTok, e foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 16 de outubro de 2024 de uma publicação no X (.)

Em 13 de outubro de 2024, o presidente Lula esteve presente, pela primeira vez, no Círio de Nazaré, em Belém. Para acompanhar a procissão religiosa, que homenageia a padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré, o presidente e sua esposa, Janja, se reuniram com a cantora paraense Fafá de Belém na Varanda de Nazaré, iniciativa cultural da artista para divulgar o evento.

Na sequência viral, Lula, Fafá de Belém e Janja estão de frente para um grande público. Em meio à sua rendição da música “Nossa Senhora”, Fafá exclama: “Eu quero o povo do Pará cantando!” Em seguida, ela aponta o microfone para a multidão, que, após um corte sonoro, parece devolver gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” e “Lula cachaceiro, devolve o meu dinheiro”.

Contudo, a sequência utiliza um áudio antigo para alegar que o presidente teria sido recebido com vaias pelo público do evento.

Lula no Círio de Nazaré

No vídeo viral, é possível notar uma marca d’água do TikTok com o nome de usuário “@marymartinscm”. Uma pesquisa no perfil levou ao mesmo registro do presidente na Varanda de Nazaré, publicado em 13 de outubro de 2024. 

Entretanto, quando Fafá de Belém aponta o microfone para o público, não há vaias ou qualquer manifestação política em resposta. Em vez disso, os presentes continuam a cantar a música, sem a mudança sonora presente na sequência viralizada. Ao fim da canção, é possível ver e ouvir o público aplaudir.

Uma busca no perfil da primeira-dama no Instagram encontrou o vídeo original publicado no mesmo dia 13 de outubro. Ao final da gravação, um segundo trecho mostra Janja e Lula acenando para o público, com cenas da procissão ao fundo.

Áudio de 2018

Uma pesquisa no YouTube pelos termos “Lula ladrão, seu lugar é na prisão” conduziu a um vídeo publicado no canal de O Antagonista no YouTube em 3 de abril de 2018.

Junto a imagens de manifestantes com bandeiras e camisas do Brasil de frente a um trio elétrico com um cartaz com os dizeres “Lava Toga STF”, é possível ouvir o mesmo áudio utilizado na montagem viralizada. Ouve-se, por exemplo, quando um interlocutor diz, em um microfone, ê, ê e, depois, ao fazer um teste de áudio, é possível escutá-lo dizer som, detalhes igualmente presentes no conteúdo viral. 

Uma nova pesquisa, dessa vez pelas palavras-chave “manifestação” e “3 de abril de 2018”, conduziu a matérias sobre protestos em diferentes regiões do país que, antecedendo o julgamento sobre a prisão em segunda instância de Lula no Supremo Tribunal Federal (STF), faziam discursos contra a concessão de um habeas corpus preventivo para o então ex-presidente e contra ministros da Corte. 

Um artigo de 3 de abril de 2018 acerca das manifestações organizadas pelos grupos Movimento Brasil Livre (MBL) e Vem Pra Rua em Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento, exibe uma fotografia que registra o mesmo trio elétrico com os dizeres “Lava Toga STF”

Uma busca no YouTube pelos termos “Porto Alegre”, “MBL”, “Vem Pra Rua” e “abril de 2018” levou a outra gravação do ocorrido, publicada em 3 de abril de 2018, que mostra a faixa erguida contra o STF e os gritos proferidos contra Lula.

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação que utilizam áudios falsos para sugerir que Lula teria sido vaiado em diferentes eventos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco