Vídeo de Eduardo Paes em festa é antigo e não foi gravado no Complexo da Maré
- Publicado em 10 de outubro de 2024 às 21:22
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O Dudu Vigarista, Prefeito do Rio de Janeiro, com vasta lista de corrupção, foi flagrado cheio de pinga no Complexo da Maré, sem seguranças, pois está garantido por bandidos e traficantes”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Instagram, no Telegram e no Kwai.
A alegação é compartilhada junto a um vídeo com baixa qualidade, onde se vê um homem com características físicas semelhantes às de Paes, dançando na rua próximo a algumas pessoas, com um copo na mão.
As publicações fazem referência ao Complexo da Maré, conjunto de favelas localizado na zona norte do Rio de Janeiro, onde moradores convivem há décadas com confrontos entre facções criminosas e policiais.
A gravação, que já circulou em 2022 sugerindo que o prefeito carioca estaria descumprindo medidas de isolamento social da covid-19, voltou a ser compartilhada às vésperas das eleições municipais de 2024. Neste ano, Eduardo Paes foi reeleito no primeiro turno, para o seu quarto mandato, não consecutivo, à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Vídeo é compartilhado, pelo menos, desde 2020
Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo viral exibiu uma gravação no Facebook, publicada em 12 de julho de 2020, com a legenda: “Suposto vídeo do Ex Prefeito Eduardo Pães na favela de manguinhos”.
A partir de 15 segundos da gravação, uma pessoa diz: “Volta para a Prefeitura, por favor!”. Na sequência, outra voz responde: “Não volta não”—, indicando que a gravação ocorreu após o político deixar o cargo pela primeira vez, em janeiro de 2017, e antes de ser eleito para retornar à gestão do município, em novembro de 2020.
Naquele ano, Paes só lançou oficialmente sua candidatura à Prefeitura em setembro, quando o vídeo já circulava na internet.
Em uma postagem feita no X, em 8 de fevereiro de 2022, Paes confirmou ser ele quem aparece nas imagens, afirmando que o vídeo foi feito em uma festa junina no bairro de Magalhães Bastos, na zona oeste do Rio de Janeiro, e não no Complexo da Maré, localizado na zona norte da mesma cidade.
Confirmação da geolocalização
Em 2022, contatado pelo Comprova – projeto de verificação colaborativa do qual o AFP Checamos faz parte –, o político deu mais detalhes sobre as imagens. Paes informou que o registro foi feito em meados de 2019, na rua Arquimedes, em Magalhães Bastos.
Com base nessa informação e em elementos vistos no vídeo, o Comprova pôde confirmar a geolocalização.
No início da gravação, Paes está próximo a um poste que exibe uma pintura retangular, na frente de uma construção com uma janela corrediça. Os mesmos elementos podem ser vistos nas imagens do Google Street View na rua Arquimedes.
Por volta de cinco segundos após o início da sequência, quando o político começa a andar pela rua, é possível ver uma lombada com uma pintura em forma de listra em frente ao poste — elementos igualmente identificados nas imagens da rua Arquimedes:
Aos 14 segundos do vídeo, Paes está atravessando a rua e, ao fundo, há uma casa com um ar-condicionado no centro da fachada. O Comprova encontrou o mesmo imóvel no Google Street View, em frente à lombada:
Por fim, a partir de 21 segundos da gravação verificada, o político aparece diante de uma casa de esquina, com um portão azul, e um identificador na parede com o número “7” e a letra “B”. Os mesmos elementos aparecem nas imagens de satélite da rua de 2018 a 2022.
Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do SBT, SBT News, Estadão, O Dia, Correio de Carajás e CNN Brasil. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.
Referências
- Publicação de Paes no X em 2022
- Imagens do Google Street View da rua Arquimedes (1, 2, 3, 4)