Vídeo mostra ônibus pegando fogo por defeito, e não vandalizado durante protestos no Peru

Em 26 de setembro de 2024, empresas de transporte em Lima, no Peru, paralisaram suas operações em protesto pela onda de extorsões e assassinatos sofridos pelos transportadores. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 32 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo de um ônibus em chamas como se tivesse sido registrado durante os atos. Mas, apesar de terem ocorrido casos de vandalismo de veículos durante a greve, a gravação mostra um incidente de julho, quando um ônibus apresentou um defeito em uma avenida de Lima, enquanto viajava com cerca de 20 passageiros.

“AGORA: A greve dos transportes se agrava na capital peruana, onde mais de 30 empresas de transporte paralisaram suas rotas. Caos e incêndio de veículos são relatados em Lima”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no Telegram.

O conteúdo também circula em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 1º de outubro de 2024 de uma publicação no Telegram
(.)

Na sequência viral, um ônibus pega fogo estacionado em uma rua enquanto é possível escutar sirenes de bombeiros. Sobrepostos ao vídeo estão os dizeres, em espanhol: “Queimam transporte perto da estação do Metropolitano”.

O vídeo circula em meio à paralisação sem precedentes de transportadores na capital peruana, iniciada na manhã de 26 de setembro de 2024. A medida busca protestar contra as extorsões do crime organizado, que exige o pagamento de até 50.000 soles por mês (13.500 dólares ou 73.448 reais, de acordo com a cotação desse mesmo dia) por cada empresa. Até o momento, três motoristas foram mortos por consequência dos ataques.

Durante 24 horas, mais de 3 mil veículos suspenderam seus serviços em Lima — uma cidade com cerca de 10 milhões de habitantes —, causando aglomerações nos pontos de ônibus. O governo peruano decretou emergência em 14 distritos da capital e autorizou as Forças Armadas a apoiar a polícia contra as gangues de extorsionistas.

Apesar de terem sido reportados atos de vandalismo contra alguns veículos que estavam trabalhando em sua rota habitual, o vídeo viralizado de um ônibus em chamas em Lima não tem relação com a greve de setembro.

Vídeo fora de contexto

As publicações virais incluem uma marca d’água com o nome de usuário “renatocollaoalcazar”. Uma pesquisa no Google por esse termo levou ao vídeo original, publicado no TikTok em 16 de julho de 2024.

@renatocollaoalcazar Incendio estación #uni♬ sonido original - Renato Collao Alcaza

Na descrição é indicado: “Incêndio estação #uni metropolitano”. Uma nova busca no Google, dessa vez por essas palavras-chave, conduziu a matérias de veículos peruanos (1, 2, 3), que informam que, em 16 de julho, um ônibus pegou fogo em frente à Universidade Nacional de Engenharia (UNI, na sigla em espanhol).

Segundo as reportagens, o veículo transitava pela avenida Túpac Amaru e viajava com aproximadamente 20 passageiros quando o fogo teve início na parte dianteira do automóvel. 

Apesar de as chamas terem consumido o ônibus por completo, nenhuma pessoa ficou ferida, como confirmou a Autoridade de Transporte Urbano (ATU) em Lima e Callao em uma publicação do mesmo 16 de julho no X. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco