Gravação de evento com drones na Coreia do Sul é falsamente associada a campanha de Marçal em SP

  • Publicado em 3 de setembro de 2024 às 15:50
  • Atualizado em 3 de setembro de 2024 às 16:05
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo de uma apresentação com drones que formam o nome “Pablo” no céu não tem relação com a campanha de Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024. Publicações que somam mais de 35 mil interações nas redes sociais desde 27 de agosto de 2024 compartilham a sequência alegando que a suposta ação do candidato teria o propósito de mostrar uma alternativa ao uso de fogos de artifício. Mas, na verdade, o registro é de um evento de uma empresa norte-americana chamada Pablo Air, que ocorreu em abril deste ano na Coreia do Sul.

“Pablo Marçal usa drones para fazer seu nome no ar”, diz o texto sobreposto em uma das publicações que compartilham o vídeo no Kwai, no Facebook, no TikTok, no X, no Instagram e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 29 de agosto de 2024 de uma publicação no Kwai (.)

Na gravação, é possível ver uma apresentação luminosa no céu, supostamente feita por drones, que forma o nome “Pablo Air”. Ao fundo, um homem diz: “Meus amigos, quando você pensa que já viu de tudo, eu digo: não viu não, não viu não… Olha isso daí, em relação a fogos, olha que loucura, macho. Isso aí, tudo gerb, os caras colocaram todos os gerbs nos drones. Pablo, parabéns Pablo, tem que respeitar”.

O conteúdo circula em meio à disputa eleitoral pela Prefeitura de São Paulo em 2024 e no momento em que Pablo Marçal mostra um crescimento nas pesquisas de intenção de voto em relação a outros candidatos.

Porém, o espetáculo com drones não foi feito pela campanha de Marçal.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a uma publicação no Instagram compartilhando a mesma gravação e a outra, no YouTube, com registro semelhante, de junho e julho de 2024, respectivamente, antes do início do período autorizado para propaganda eleitoral no Brasil, iniciado em 16 de agosto. 

Uma delas, publicada pelo canal Drone Show no YouTube, indicou que o espetáculo foi feito por uma empresa chamada Pablo Air em 24 de abril de 2024, em Incheon, na Coreia do Sul. Segundo a publicação, com esse evento, a empresa entrou para o Guinness ao atingir um recorde mundial pela utilização de 1.068 drones durante uma apresentação de aproximadamente nove minutos.

Uma busca pelo nome da empresa no Google mostrou que a Pablo Air é uma companhia norte-americana fabricante de drones, que efetivamente conta com representantes em Incheon.

De acordo com o site oficial do Guinness World Records, a marca atingida pela Pablo Air na apresentação na Coreia do Sul foi “a maior operação remota com multirotores e drones que lançaram fogos de artifício simultaneamente” . A página ainda informa que o evento aconteceu “em um parque público” e que os drones também “formaram diferentes imagens no ar”.

O AFP Checamos já verificou outro conteúdo sobre a eleição municipal de São Paulo em 2024.

Referências

Ajusta título.
3 de setembro de 2024 Ajusta título.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco