Sequência em que Elon Musk fala sobre a Tesla foi dublada como se empresário apoiasse Pablo Marçal

  • Publicado em 3 de setembro de 2024 às 14:48
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É falso que o empresário da Tesla e dono da plataforma X, Elon Musk, tenha declarado em um vídeo seu apoio ao candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). O conteúdo, que acumula mais de 60 mil visualizações desde 27 de agosto de 2024, começou a circular após o X recorrer de uma decisão da Justiça Eleitoral que determina a suspensão do perfil de Marçal na rede social. Contudo, a sequência viral recebeu uma dublagem falsa: na gravação original, Musk comentava sobre produtos da Tesla e não fez nenhuma menção ao Brasil. 

“Elon Musk pede que Brasileiros vão as ruas Apoiar Marçal”, lê-se na mensagem sobreposta ao vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no Kwai e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 29 de agosto de 2024 de uma publicação no TikTok
(.)

A sequência foi dublada em português supostamente traduzindo o que Musk diz no vídeo. No início, o narrador faz referência ao encerramento das operações da plataforma X no Brasil, após exigências feitas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo ministro Alexandre de Moraes. 

Em 30 de agosto de 2024, o ministro determinou o bloqueio da plataforma no Brasil após Musk se recusar a nomear um representante legal no país. Em 2 de setembro, a decisão foi confirmada pela Primeira Turma do STF. 

O dublador também cita a decisão do X de recorrer contra a suspensão do perfil do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal, após a Justiça Eleitoral determinar a retirada das suas redes sociais devido à monetização de seguidores pelo compartilhamento de trechos de vídeos do candidato.   

Por fim, a dublagem sugere um apoio à candidatura de Marçal: “Conto com o apoio dos brasileiros e paulistas para que elejam Pablo Marçal. Ele é o futuro do Brasil e tem meu total apoio. Enquanto ainda quero conseguir minha candidatura à Presidência no Brasil, irei fazer campanha para Marçal porque o estado de São Paulo não pode continuar nessa situação. Precisamos de mudança, alguém que não tem medo de mudar o sistema. Conto com os brasileiros”

Nos comentários do vídeo no TikTok, enquanto alguns usuários duvidam da veracidade do conteúdo, outros parecem acreditar no que foi dito na tradução: “Elon musk adorooo, e com certeza vamos elejer o Marçal sim” e “o povo brasileiro está com Pablo e Elon musk”

Contudo, no original Musk não fala sobre Marçal e tampouco sobre o Brasil. 

Evento sobre a Tesla 

Uma busca reversa no Google Lens por fragmentos da sequência levou a uma publicação no X, de 28 de julho de 2024, com um vídeo de seis minutos de Musk no que parece ser o mesmo cenário visto na gravação viral. 

Na legenda é descrito que o vídeo foi retirado do evento X Takeover, feito em parceria com o clube de donos de Tesla no Vale do Silício. 

Outra busca, dessa vez no Google, com os termos “X Takeover” e “Musk” levou à transmissão ao vivo feita no canal do clube no YouTube, também no dia 28 de julho, com o título “Entrevista Elon Musk na X Takeover: um momento imperdível”. 

Ao consultar a transmissão, foi possível identificar que o conteúdo viral foi extraído a partir de 19 minutos e 30 segundos, devido a elementos comuns em ambas as publicações, como características da transmissão e o público que aparece em determinado momento do vídeo. 

Image
Comparação entre capturas de tela feita em 29 de agosto de 2024, de uma publicação no TikTok (E) e da transmissão ao vivo do X Takeover no YouTube, com detalhes assinalados pela AFP
(.)
Image
Comparação entre capturas de tela feita em 29 de agosto de 2024, de uma publicação no TikTok (E) e da transmissão ao vivo do X Takeover no YouTube, com detalhes assinalados pela AFP
(.)

Na transmissão ao vivo, o empresário responde a perguntas sobre a Tesla em uma entrevista feita por participantes do clube. No trecho do qual o vídeo viral foi recortado, Musk falava sobre atualizações de novos modelos da empresa e, especificamente, sobre o processo de desenvolvimento de chips de inteligência artificial. 

Não há nenhuma menção ao Brasil em mais de uma hora de entrevista. 

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos sobre as eleições de 2024. 

Referência 

Transmissão ao vivo no YouTube feita em 28 de julho de 2024 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco