Vídeo do diretor da OMS declarando o fim da emergência de saúde internacional por mpox é de 2023
- Publicado em 27 de agosto de 2024 às 21:44
- Atualizado em 30 de agosto de 2024 às 18:55
- 3 minutos de leitura
- Por Sofia BARRAGAN, AFP Argentina
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O chefe da OMS recua e declara (seguindo o conselho de ‘especialistas’) que a varíola dos macacos não representa uma emergência de saúde global. O que aconteceu em uma semana para mudar sua mente?”, diz a legenda que acompanha o vídeo no Telegram, no X e no Facebook.
O conteúdo com mensagens similares também circula em espanhol.
(.)
A sequência viral de 55 segundos é legendada em espanhol e mostra o diretor da OMS, Tedros Adhanom, afirmando que a mpox “não é mais uma emergência global”. No início, vê-se uma tarja com o nome do diretor e, sobreposto às imagens, o nome do site “Bloomberg Línea”.
A mpox, antes chamada de varíola dos macacos, é uma doença infecciosa causada por um vírus da família poxviridae, o mesmo que causa varíola humana.
Em 23 de julho de 2022, a doença foi declarada pela OMS uma emergência de saúde pública internacional, o maior nível de alerta, devido ao aumento de casos da variante clado 2, que estava circulando na África.
Mais de dois anos depois, em 14 de agosto de 2024, a OMS voltou a classificar a mpox com o seu maior nível de alerta devido a um aumento de casos do clado 1b na África.
No entanto, o vídeo viral não foi gravado no contexto recente.
Vídeo de 2023
Uma busca no YouTube com os termos “Tedros Adhanom”, “mpox” e “Bloomberg Línea” levou à mesma sequência, publicada em 11 de maio de 2023 no canal do site de notícias.
A descrição da publicação, escrita em espanhol, informa que o nível de alerta foi retirado quase um ano após a OMS declarar que a mpox era uma emergência global de saúde.
Outra busca, dessa vez no Google, pelos termos “mpox”, “Tedros Adhanom” e “11 de maio de 2023” levou a uma nota da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) que também informa sobre a retirada do nível de alerta. De acordo com o texto, a decisão foi tomada após uma recomendação do Comitê de Emergência da OMS.
Uma consulta aos perfis de Adhanom nas redes sociais permitiu encontrar a sequência original, publicada também em 11 de maio de 2023, tanto no Instagram como no X.
“Nos últimos três meses foram notificados quase 90% menos casos de #mpox em comparação com os três meses anteriores. O fim da emergência sanitária global por #mpox é uma boa notícia, mas segue sendo importante que os países continuem com seus esforços de preparação e atuem com prontidão quando for necessário”, diz a legenda de ambas as publicações.
A própria OMS declarou no X que a mensagem viral de Adhanom declarando o fim da emergência sanitária mundial de mpox é de 2023.
Esto es inexacto y engañoso. Este video es de 2023. El Director General de la OMS declaró una emergencia de salud pública de importancia internacional el 14 de agosto de 2024 debido al reciente aumento de casos de #mpox. https://t.co/4icTxQoyqk
— World Health Organization (WHO) (@WHO) August 30, 2024
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos sobre a nova emergência de saúde por mpox.
Referências
- Vídeo publicado pela Bloomberg Línea em 11 de maio de 2023
- Notícia da Organização Pan-Americana de Saúde
- Vídeo original publicado por Tedros Adhanom em 2023 (1, 2)
30 de agosto de 2024 Acrescenta declaração da OMS no X