Vídeo de homem ateando fogo em campo no MT em 2020 é falsamente associado a incêndios em 2024

  • Publicado em 27 de agosto de 2024 às 18:40
  • 1 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após uma série de incêndios atingirem Amazônia, Pantanal e o estado de São Paulo em agosto de 2024, uma gravação de um homem em um trator, ateando fogo em um campo, foi compartilhada mais de 1,2 mil vezes nas redes sociais associada a esses episódios. Contudo, a gravação original é de setembro de 2020 e foi feita no Mato Grosso.

“O agro é fogo. Queimadas criminosas se alastram pelo pais”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo compartilhado no Instagram. A sequência também circula no X e no Facebook.

Image
Captura de tela feita em 26 de agosto de 2024 de uma publicação no Instagram
(.)

Na gravação, é possível ver um homem em um trator sendo seguido por um rastro de fogo. O conteúdo começou a circular após incêndios atingirem Amazônia, Pantanal e parte do estado de São Paulo, deixando 48 cidades paulistas em estado de alerta.

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar possíveis ações criminosas. Até o fechamento desta matéria, cinco pessoas haviam sido presas suspeitas de terem iniciado os focos de incêndio em São Paulo.

Contudo, o vídeo viral não tem relação com a onda de incêndios desatada em agosto de 2024.

Por meio de uma busca reversa no Google por um fragmento da sequência, o Checamos localizou o vídeo em publicações da imprensa feitas em setembro de 2020 (1, 2, 3). 

As matérias que replicaram a gravação explicam que o registro foi feito no Mato Grosso em meio a uma série de incêndios que atingiram o Pantanal.

Referências

Reportagens de 2020 com o registro viral (1, 2, 3)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco