Gravação mostra fila de pessoas esperando por comício de Tim Walz, não por testes de mpox
- Publicado em 28 de agosto de 2024 às 20:33
- 4 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Longas filas para testes de varíola dos macacos em Omaha, Nebraska. Parece que a C-19 não nos ensinou nada”, diz uma das publicações com o vídeo compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Telegram.
Alegações similares circulam em inglês, francês, alemão e espanhol.
(.)
A mpox, anteriormente conhecida como “varíola do macaco”, é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Poxviridae, que inclui a varíola comum. A infecção é caracterizada por erupções na pele que podem durar de duas a quatro semanas, febre, dor de cabeça, dores musculares, falta de energia e inflamação dos gânglios.
Os vírus da mpox se dividem em dois grupos, chamados de clados 1 e 2, ambos presentes há décadas na África. O surto de um derivado recente do clado 1, a variante 1b, motivou a OMS a declarar uma emergência internacional de saúde pública em 14 de agosto de 2024.
Contudo, a movimentação vista no vídeo viral não corresponde a uma fila para a realização de testes de detecção da doença nos Estados Unidos.
Vídeo de comício de Tim Walz
Na sequência, é possível observar uma longa fila de pessoas em um gramado com edifícios ao fundo.
Algumas publicações que circulam com a alegação falsa em inglês citam o vídeo original, publicado em 17 de agosto por um usuário chamado John Jankovich no X. A postagem original indica que a gravação mostra um ato político de Tim Walz em Omaha, no Nebraska.
Além disso, em resposta a um comentário em sua publicação, o autor do vídeo afirmou que sabia que o conteúdo estava sendo utilizado com descrições falsas e disse ter solicitado que fosse adicionada às postagens uma nota da comunidade, uma função do X que permite aos usuários refutar afirmações e oferecer contexto adicional.
Jankovich disse à AFP que a gravação original foi feita por ele em 17 de agosto de 2024. “Esperei quase duas horas na fila para assistir a um comício do candidato democrata à vice-presidente Tim Walz em Ohama”, afirmou em 22 de agosto.
Ele contou que, enquanto esperava, viu uma publicação no X de Cenk Uygur, comentarista político e co-criador de um programa de notícias autodenominado “progressista”, que comentava as propostas da candidata à Presidência, Kamala Harris.
“Em resposta à sua publicação, gravei um breve vídeo de 11 segundos para compartilhar a grande participação e o entusiasmo que havia por Walz”, disse Jankovich, que também publicou uma explicação do ocorrido em sua conta no X.
Evento no teatro The Astro
Diversos veículos de comunicação noticiaram o ato de campanha de Tim Walz no teatro The Astro em La Vista, Omaha, em 17 de agosto de 2024.
Através de capturas de tela da gravação original, é possível observar que os edifícios ao longe coincidem com os que aparecem no Google Street View de uma localização próxima ao teatro onde o evento ocorreu.
(.)
Uma imagem publicada minutos depois por Jankovich mostra a fachada do La Vista City Centre, situado a 70 metros do teatro The Astro.
Sem recomendação dos CDC
Um porta-voz dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) explicou à AFP que o risco para a população nos Estados Unidos do clado 1, tipo de mpox que circula na República Democrática do Congo, “é considerado baixo”.
“Os CDC não recomendam nenhum teste de detecção de mpox para o público em geral”, indicou em 22 de agosto. Até a data desta publicação, não foi registrado nenhum caso de clado 1 da mpox nos Estados Unidos.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre o recente surto de mpox.
Referências
- Publicações originais de John Jankovich no X (1, 2, 3, 4)
- Matérias sobre o evento de Tim Walz em Omaha (1, 2)
- Proximidades do teatro The Astro no Google Maps Street View
- Comunicado dos CDC sobre a mpox