Filmagem de motociata pró-Lula em 2022 circula como apoio do PT e do CV a Eduardo Paes em 2024
- Publicado em 14 de agosto de 2024 às 18:09
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Comando Vermelho e PT, apoiando abertamente Eduardo Paes à reeleição de Prefeito do Rio de Janeiro. Momento de saída para a convenção bandeira do PT e CV se misturam”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X, no Telegram, no Kwai e no Gettr.
O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.
Na sequência viral, inúmeros motociclistas vestem roupas vermelhas ou camisas com o termo “mototáxi”, e seguram bandeiras pró-Lula. Ao fundo, é possível ouvir gritos de “Faz o L” e “Lula”.
Em um áudio sobreposto ao vídeo, uma mulher diz: “Moro no Rio de Janeiro, meu marido é policial. Se esse verme vier mesmo, a gente vai ter que sair daqui do Rio de Janeiro, porque é carta branca pra bandidagem (...) Se o Bolsonaro não entrar, acabou os homens de bem, acabou a família, acabou tudo. Não vai ter lei, não vai ter ordem, não vai ter progresso, só vai ter só roubalheira. É isso que vai acontecer”.
Em seguida, um homem conta que, porque “o nosso prefeito apoiou o Lula”, ele teria sido “obrigado a ir no Complexo do Alemão”. Lá, ele diz ter se deparado com cenas de pessoas “fumando maconha”, gritando e dirigindo motocicletas, afirmando que “o Lula fechou com o Comando Vermelho”.
Em 20 de julho de 2024, o PSD oficializou a candidatura de Eduardo Paes à Prefeitura do Rio de Janeiro, cargo que ocupa atualmente. Antes mesmo desse anúncio, líderes do Partido dos Trabalhadores demonstraram apoio à campanha de reeleição de Paes, que comumente reforça sua boa relação com o presidente Lula.
Contudo, o vídeo viralizado não é um registro de um evento em apoio à reeleição de Paes organizado pelo PT e pelo Comando Vermelho.
Filmagem de 2022
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu ao mesmo conteúdo publicado no X em 12 de outubro de 2022.
Na gravação original, em vez dos áudios sobrepostos, é possível ouvir a fala de um homem, que diz: “Aí, rapaziada. Itararé tomado. Todo mundo fazendo o L. Vem! Faz o L e vem! Vem com o homem, vem com Lula!”.
Uma pesquisa no Google por “Itararé” e “Rio de Janeiro” levou ao endereço da Estrada do Itararé, avenida localizada no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.
Uma busca por imagens do Google Street View da Estrada do Itararé em 2022 permitiu encontrar a localização exata em que a filmagem foi feita — com uma casa laranja, uma construção azul e um galpão branco de teto arredondado visíveis à esquerda.
No lado direito da filmagem, se encontra o Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes. A escola aparece em outros registros do mesmo dia publicados por diferentes usuários nas redes sociais, que afirmam se tratar de uma motociata de “trabalhadores apoiando Lula” (1, 2).
Uma nova pesquisa, dessa vez pelas palavras-chave “Lula”, “2022” e “Complexo do Alemão”, conduziu a diversas matérias sobre o ato ocorrido em 12 de outubro daquele ano, antes do segundo turno das eleições presidenciais (1, 2, 3).
Na ocasião, Lula, acompanhado de aliados políticos como Paes e o então deputado federal Marcelo Freixo (PT), foi homenageado por lideranças comunitárias. Antes da sua chegada ao local, moradores do Alemão e mototaxistas do Complexo da Penha já iniciavam uma “caminhada” para receber Lula.
Não há qualquer menção ao Comando Vermelho ou a outra facção criminosa nas reportagens sobre o ato de campanha.