A imagem de um túnel ao norte de Gaza não demonstra que Rafah tem conexão com o Egito
- Publicado em 7 de junho de 2024 às 18:25
- 6 minutos de leitura
- Por Charlotte STEENACKERS, AFP Holanda, AFP Espanha, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Lucia Diaz
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Um dos 50 túneis do tamanho de autoestradas que Israel descobriu ligando Rafah ao Egito”, diz um trecho da legenda que circula com a foto no Instagram, no Facebook, no X e no Threads.
A mesma foto também circula com alegações similares em outros idiomas, como inglês, espanhol e alemão.
Túnel em Erez
Uma busca reversa com a imagem no Google levou a uma publicação do Getty Images em 7 de janeiro de 2024. A legenda da imagem informa: “Norte de Gaza, 7 de janeiro de 2024: visão de dentro de um túnel supostamente utilizado pelo Hamas em 7 de outubro [de 2023] para atacar Israel através da passagem de fronteira de Erez”.
A imagem é creditada ao fotógrafo Noam Galai, que compartilhou outras imagens do mesmo túnel em seu perfil no Instagram, incluindo a que circula nas redes sociais.
Na publicação, Galai descreve que “nas fotos vê-se soldados israelenses controlando um túnel terrorista que o Hamas utilizou em 7 de outubro para atacar Israel por meio da passagem da fronteira de Erez”.
Em 7 de outubro de 2023, o Hamas lançou um ataque sem precedentes no sul de Israel, causando a morte de 1.194 pessoas, a maioria civis, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais israelenses. Em resposta, Israel prometeu “aniquilar” o Hamas e lançou uma ofensiva contra Gaza, que já deixou 36.600 mortos.
Erez localiza-se ao norte da Faixa de Gaza, a 40 quilômetros de Rafah, que se encontra ao sul. As duas cidades são passagens fronteiriças por onde entra ajuda humanitária a Gaza, como informou a AFP.
Túneis entre Gaza e Egito
As publicações alegam que a imagem mostra apenas um dos túneis que integram uma longa rede de infraestrutura subterrânea que conectaria Gaza com o Egito.
Ao longo dos anos foi descoberta uma extensa rede de túneis embaixo da Faixa de Gaza (1, 2, 3). A AFP informou, em 2015, que o exército egícipio tinha destruído, supostamente, mais de 1.600 túneis em Gaza que haviam sido utilizados pelo Hamas para o contrabando de armas, alimentos e dinheiro. O grupo acusou o Cairo de inundar os túneis.
Contudo, no contexto atual da guerra entre Israel e Hamas, não é possível verificar de forma independente quantos túneis existem entre o Egito e Rafah. Até mesmo antes do conflito, o acesso à zona era difícil, uma vez que o exército egípicio estabeleceu uma zona tampão ao longo da fronteira.
Na internet, foi possível encontrar apenas imagens de túneis entre Rafah e o Egito registradas há mais de 10 anos, como essa foto da AFP de 2013:
Em 29 de maio, Israel afirmou que tomou o controle de uma passagem fronteiriça de 14 quilômetros entre a Faixa de Gaza e o Egito.