A imagem de um túnel ao norte de Gaza não demonstra que Rafah tem conexão com o Egito
- Este artigo tem mais de um ano.
- Publicado em 7 de junho de 2024 às 18:25
- 4 minutos de leitura
- Por Charlotte STEENACKERS, AFP Holanda, AFP Espanha, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Lucía DIAZ
“Um dos 50 túneis do tamanho de autoestradas que Israel descobriu ligando Rafah ao Egito”, diz um trecho da legenda que circula com a foto no Instagram, no Facebook, no X e no Threads.
A mesma foto também circula com alegações similares em outros idiomas, como inglês, espanhol e alemão.
Túnel em Erez
Uma busca reversa com a imagem no Google levou a uma publicação do Getty Images em 7 de janeiro de 2024. A legenda da imagem informa: “Norte de Gaza, 7 de janeiro de 2024: visão de dentro de um túnel supostamente utilizado pelo Hamas em 7 de outubro [de 2023] para atacar Israel através da passagem de fronteira de Erez”.
A imagem é creditada ao fotógrafo Noam Galai, que compartilhou outras imagens do mesmo túnel em seu perfil no Instagram, incluindo a que circula nas redes sociais.
Na publicação, Galai descreve que “nas fotos vê-se soldados israelenses controlando um túnel terrorista que o Hamas utilizou em 7 de outubro para atacar Israel por meio da passagem da fronteira de Erez”.
Em 7 de outubro de 2023, o Hamas lançou um ataque sem precedentes no sul de Israel, causando a morte de 1.194 pessoas, a maioria civis, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais israelenses. Em resposta, Israel prometeu “aniquilar” o Hamas e lançou uma ofensiva contra Gaza, que já deixou 36.600 mortos.
Erez localiza-se ao norte da Faixa de Gaza, a 40 quilômetros de Rafah, que se encontra ao sul. As duas cidades são passagens fronteiriças por onde entra ajuda humanitária a Gaza, como informou a AFP.
Túneis entre Gaza e Egito
As publicações alegam que a imagem mostra apenas um dos túneis que integram uma longa rede de infraestrutura subterrânea que conectaria Gaza com o Egito.
Ao longo dos anos foi descoberta uma extensa rede de túneis embaixo da Faixa de Gaza (1, 2, 3). A AFP informou, em 2015, que o exército egícipio tinha destruído, supostamente, mais de 1.600 túneis em Gaza que haviam sido utilizados pelo Hamas para o contrabando de armas, alimentos e dinheiro. O grupo acusou o Cairo de inundar os túneis.
Contudo, no contexto atual da guerra entre Israel e Hamas, não é possível verificar de forma independente quantos túneis existem entre o Egito e Rafah. Até mesmo antes do conflito, o acesso à zona era difícil, uma vez que o exército egípicio estabeleceu uma zona tampão ao longo da fronteira.
Na internet, foi possível encontrar apenas imagens de túneis entre Rafah e o Egito registradas há mais de 10 anos, como essa foto da AFP de 2013:
Em 29 de maio, Israel afirmou que tomou o controle de uma passagem fronteiriça de 14 quilômetros entre a Faixa de Gaza e o Egito.
Referências
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
