Vídeo de homem em telhado durante enxurrada foi feito na Indonésia, não no Rio Grande do Sul

  • Publicado em 6 de junho de 2024 às 21:49
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em meio ao desastre climático no Rio Grande do Sul, publicações com mais de 90 mil visualizações compartilham, desde 8 de maio de 2024, um vídeo de um homem em cima do telhado de uma casa levada por uma enxurrada. O conteúdo viral sugere que o registro foi feito no estado gaúcho. Isso não é verdade: a cena ocorreu na ilha de Sumbawa, na Indonésia, em fevereiro de 2024 e foi repercutida pela imprensa local.

“Homem tenta se salvar no telhado da sua própria casa. Rio Grande do Sul. Casa é arrastada inteira pela enxurrada”, é a frase sobreposta ao vídeo que circula no Instagram e no Kwai. Uma captura de tela da mesma gravação também é compartilhada no Facebook

Image
Captura de tela feita em 5 de junho de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

O conteúdo é compartilhado em meio à situação de calamidade pública que municípios do Rio Grande do Sul enfrentam devido às fortes chuvas que impactam o estado desde o final de abril. Até o momento, foram registrados mais de 170 óbitos e há mais de 572 mil desalojados, segundo dados da Defesa Civil.

Contudo, o registro viral não retrata um morador do estado gaúcho atingido pelas enchentes.

Gravação na Indonésia

Uma busca reversa por uma captura de tela do vídeo, utilizando o buscador Yandex, exibiu uma reportagem do veículo indonésio TV One News que traz imagens semelhantes às do vídeo viral. 

O texto, traduzido do indonésio com ajuda do Google Tradutor, indica que o registro foi feito em 9 de fevereiro de 2024 na ilha de Sumbawa, na Indonésia. 

A pesquisa reversa também exibiu uma gravação na plataforma KG Now!, que traz o logotipo do portal indonésio Kompas.com

Uma nova busca pelo termo “Sumbawa” no portal mostrou uma reportagem publicada em 12 de fevereiro de 2024 sob o título: “A história de Syahdan, preso no telhado de uma casa destruída durante a enchente de Sumbawa”. O texto faz referência a um morador da ilha afetado pelas enchentes naquele mês. 

Em entrevista ao veículo, o homem que aparece na gravação afirmou que, na ocasião, ele havia voltado para casa para buscar documentos quando a água subiu rapidamente. Ele, então, tentou se salvar subindo no telhado, onde ficou por cerca de meia hora até conseguir se agarrar a uma árvore.

Uma pesquisa pela palavra-chave “Sumbawa” na seção de vídeo do site exibiu o registro, de pouco mais de dois minutos, que mostra o homem em cima do telhado – semelhante à compartilhada no conteúdo viral, embora sob um ângulo diferente. 

Uma comparação entre fragmentos da sequência viralizada e o registro feito pelo jornal da Indonésia permite observar os mesmos elementos:

Image
Comparação feita em 6 de junho de 2024 entre capturas de tela do vídeo viral (E) e da gravação publicada em site indonésio em fevereiro de 2024 (.)

Uma nova busca no Google por “Sumbawa” e “enchentes” em inglês exibiu reportagens (1, 2) noticiando as chuvas intensas que afetaram a Indonésia em fevereiro de 2024.

O Checamos já verificou outras alegações falsas ou enganosas relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco