Vídeo que mostra vazão de 24 mil m³/s nas Cataratas do Iguaçu é de outubro de 2023
- Publicado em 7 de maio de 2024 às 21:48
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Cataratas do Iguaçu”, diz a legenda de um vídeo que circula no Telegram, no X, no Facebook e no Instagram.
Na gravação, que também foi publicada pelo site Terra Brasil, a voz de um homem diz: “Ali é a passarela brasileira, que está quase completamente embaixo d’água. Olha só a vazão do Rio Iguaçu hoje. (...) Último registro às 10 da manhã, 24,2 mil metros cúbicos por segundo. Passarela final do lado brasileiro totalmente interditada, sem condições de visita”.
A sequência começou a circular após fortes chuvas atingirem o Rio Grande do Sul, deixando mais de 300 cidades em estado de calamidade. Até o momento da publicação desta checagem, são 90 mortos, 131 desaparecidos e cerca de 129 mil pessoas desabrigadas.
Contudo, o registro não foi feito em maio de 2024.
Por meio de uma busca reversa no Google, o Checamos localizou a mesma gravação em uma publicação de 30 de outubro de 2023 feita pelo usuário “Guia Robert” no Instagram. Robert, de acordo com a descrição de seu perfil, trabalha como guia de turismo no Brasil, no Paraguai e na Argentina.
O Checamos entrou em contato com Robert para confirmar se o vídeo foi gravado por ele, mas não obteve retorno até o momento. Porém, analisando outras publicações feitas pelo perfil (1, 2), é possível observar que a voz que narra o vídeo viral é semelhante à voz ouvida em outras gravações feitas pelo guia de turismo.
Em outubro daquele ano, as Cataratas do Iguaçu registraram uma vazão acima do normal por conta das chuvas que atingiram o Paraná. Em 30 de outubro de 2023, quando o vídeo viral foi publicado originalmente, a vazão chegou a 24,2 milhões de litros por segundo (ou 24,2 mil m³/s), terceiro maior volume desde 1983.
Atualmente, a vazão das cachoeiras está três vezes acima do normal, mas o volume não chegou perto dos 24,2 milhões de litros. Em 4 de maio, foi registrado um volume de 8,3 milhões de litros por segundo. Já no dia 6, a vazão chegou a 5 milhões de litros.
Em 5 de maio, o perfil das Cataratas do Iguaçu no Instagram informou que a visitação segue funcionando normalmente.
O Checamos também verificou outros conteúdos relacionados à vazão nas Cataratas do Iguaçu e às enchentes recentes no Rio Grande do Sul.
Referências
- Publicação do guia Robert no Instagram
- Notícias sobre a vazão recorde de 2023 (1, 2)
- Matéria do g1 sobre a vazão das Cataratas em maio de 2024
- Publicação de 5 de maio no Instagram das Cataratas do Iguaçu