O logotipo negro da BBC não é sinal de luto nem faz referência à princesa Kate Middleton

A cor negra faz parte da identidade corporativa da Corporação Britânica de Radiodifusão, BBC, praticamente desde a sua fundação. No entanto, publicações visualizadas mais de 16,4 mil vezes nas redes sociais desde 18 de março de 2024 garantem que a organização adotou uma representação gráfica nessa cor em sinal de luto pela suposta morte da princesa de Gales, Kate Middleton. Arquivos do Facebook, Twitter, Instagram e do próprio site da BBC mostram que o logotipo com fundo preto é utilizado há anos.

Reza a lenda que o  advogado de Kate Middleton disse que acredita que ela ESTÁ MORTA (...), isso fica cada vez mais estranho A BBC colocou seu logoem preto e dizem que pode ser por isso”, diz uma publicação feita no X. Conteúdo semelhante circula no Telegram e no Facebook (1, 2), fazendo também referência a um suposto falecimento do rei Charles III.

Alegações similares circulam também em inglês, em espanhol e em romeno.

Image
Captura de tela feita em 19 de março de 2024 de uma publicação no X (.)

O conteúdo é compartilhado em meio a rumores e teorias da conspiração sobre Kate Middleton, esposa do herdeiro da coroa britânica, William, por conta da falta de aparições públicas após uma operação abdominal em meados de janeiro de 2024, cujos detalhes são desconhecidos.

A falta de informações oficiais sobre seu paradeiro gerou todo tipo de especulação nas redes. Em 10 de março, o Palácio de Kensington emitiu uma “prova de vida” ao publicar uma fotografia supostamente tirada por William, que apresentava sinais de adulteração. Várias agências de notícias, incluindo a AFP, retiraram a imagem de circulação e, um dia depois, a Princesa de Gales pediu desculpas por “ocasionalmente fazer experiências com edição” de fotos no X.

Desde então, as especulações sobre o paradeiro e a condição de Middleton aumentaram, com os usuários se perguntando inclusive se ela está viva.

Paralelamente, em fevereiro de 2024, o Palácio de Buckingham comunicou que o rei Charles III está com câncer.

No entanto, a cor preta do site da BBC e dos perfis da emissora nas redes sociais foi adotada anos antes desses rumores.

Registros antigos

A cor preta faz parte da identidade corporativa da BBC praticamente desde a sua fundação, em 1922. O logotipo no site da corporação, lançado em 1997, já tinha um fundo negro. Pesquisas no WayBack Machine, plataforma que permite salvar versões de sites e outras plataformas digitais, mostram que, ao longo dos anos, a página inicial da BBC ganhou cores como bege, azul claro e vermelho.

Uma versão arquivada de 1º de setembro de 2015 mostra que já naquela época o logotipo do serviço britânico consistia em letras pretas sobre quadrados brancos e fundo preto, semelhante ao que os usuários nas redes sociais apontam como um símbolo de “luto”.

O primeiro arquivo encontrado pela AFP da imagem de perfil do Facebook com o mesmo desenho data de 23 de janeiro de 2021. Uma busca no Google com os termos “luto”, “coroa” e “britânica”, limitada a essa data, não rendeu resultados a respeito de mortes na família real.

O logotipo da BBC era negro no X (à época, Twitter) em 10 de abril de 2021, um dia após a morte do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II. Cinco meses depois, a imagem do perfil da rede mantinha essa cor.

No Instagram, o arquivo mais antigo encontrado pela AFP do símbolo em preto e branco corresponde a 26 de julho de 2022. Outra pesquisa no Google não permitiu encontrar registros de luto na coroa nessa data.

Quando Elizabeth II morreu, em 8 de setembro de 2023, o site da BBC não alterou o design que havia mantido ao longo do ano.

A BBC apenas usa fundo vermelho nos logotipos da rede para os serviços BBC News e BBC Breaking News. A BBC Sport, por sua vez, tem a cor amarela, enquanto a BBC London, canal de notícias locais do serviço, tem identidade roxa.

Image
Captura de tela dos perfis da rede BBC no X, feita em 18 de março de 2024

O AFP Checamos já verificou anteriormente outras alegações relacionadas a uma suposta troca de logotipos da BBC por falecimentos na família real britânica.

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco