BBC usa logotipos pretos em suas plataformas e sites ao menos desde 2019

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

As páginas da rede britânica BBC têm logotipos com fundo preto pelo menos desde 2019, anos antes da morte da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022. No entanto, publicações compartilhadas nas redes sociais desde essa data garantem que a emissora começou a usar uma identidade gráfica dessa cor devido ao acompanhamento médico a que a monarca foi submetida horas antes de sua morte. Registros no Facebook, Twitter, Instagram e no site da BBC mostram que o logo preto é anterior à morte da rainha.

“O site da BBC foi atualizado e a logo que antes era vermelha, é agora preta, o que seria parte do protocolo ‘London Bridge Is Down’, aumentando rumores sobre possível morte da Rainha Elizabeth”, dizem publicações compartilhadas no Twitter, Instagram e Facebook.

Conteúdo similar circula em espanhol.

Captura de tela feita em 8 de setembro de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

A rainha Elizabeth II faleceu em 8 de setembro de 2022, anunciou a família real por meio de sua conta no Twitter. Horas antes, seus médicos recomendaram que ela fosse colocada sob supervisão médica no castelo escocês de Balmoral, para onde seus filhos e netos viajaram imediatamente.

Contudo, a cor preta das imagens de perfil nas redes sociais e no site da BBC foi adotada anos antes da morte da monarca.

Pesquisas na Wayback Machine e no Archive, duas plataformas que permitem salvar versões de sites, levaram a registros feitos entre 2019 e julho de 2022 com os logotipos pretos da rede britânica.

A página inicial do site da BBC, por exemplo, mostra um menu e o logotipo nessa cor desde 23 de janeiro de 2019. O primeiro registro encontrado pela equipe de verificação da AFP da imagem de perfil no Facebook com o mesmo fundo data de 23 de janeiro de 2021.

Da mesma forma, o logotipo da BBC já era preto no Twitter desde pelo menos 10 de abril de 2021, um dia após a morte do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II. Em 4 de setembro de 2022, a foto de perfil da rede ainda era desse tom.

Já no Instagram, o registro mais antigo encontrado pela AFP do símbolo preto é de 26 de julho de 2022.

Após a confirmação da morte de Elizabeth II, a conta oficial da BBC no Twitter colocou como foto de capa uma imagem de fundo escuro com o brasão do Reino Unido, um retrato da monarca, seu nome e as datas “1926 - 2022”.