Vídeo não mostra o “presidente eleito” de Portugal, e sim um deputado, ironizando Lula

  • Publicado em 19 de março de 2024 às 17:18
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após a oposição de Portugal vencer as eleições legislativas em 10 de março de 2024, usuários alegam que um vídeo com mais de 1,7 milhão de visualizações nas redes sociais mostra o “presidente eleito” do país ironizando o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, o homem visto na gravação é o deputado e líder do partido Chega, André Ventura, e a população foi às urnas para eleger as siglas que irão compor o Parlamento português. Atualmente, o país é governado pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que, posteriormente, nomeará o primeiro-ministro. 

“Presidente eleito de Portugal tira sarro da petezada fazendo a dancinha da picanha”, lê-se no texto sobreposto ao vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no Kwai, no YouTube e no TikTok

Image
Captura de tela feita em 15 de março de 2024 de uma publicação no TikTok (.)

O vídeo viral mostra um homem dançando enquanto toca a seguinte música paródia: “Foi com um papo de picanha que o Lula te enganou, se lascou. Você acreditou na mentira e a picanha nem chegou, se lascou”

A composição ironiza as falas do presidente Lula durante a sua campanha presidencial.  

Mas, diferentemente do que as publicações apontam, o homem no vídeo não foi eleito presidente de Portugal. 

O conteúdo começou a circular após os portugueses irem às urnas para as eleições legislativas em 10 de março de 2024. No pleito foram decididos os partidos que ocuparão os assentos da Assembleia da República de Portugal, o que significa que não houve votação para o cargo de presidente.  

Uma busca no Google por trechos da música levou a dois sites portugueses de notícias (1, 2) com a gravação. Os textos, de 19 de abril de 2023, informam se tratar de um vídeo do deputado André Ventura (Chega) junto a outros parlamentares da sigla. 

Ao consultar o site oficial do Chega, o nome de Ventura aparece como um dos deputados eleitos por Lisboa no último pleito. O parlamentar também é líder da sigla e já ocupava uma cadeira na Assembleia. 

Image
Captura de tela feita em 15 de março de 2024 do site do partido Chega (.)

Outra consulta, dessa vez à conta oficial do deputado no TikTok, levou ao vídeo original, publicado em 18 de abril de 2023. Na legenda, ele escreveu: “Presidente Lula, não se deixe enganar! Não será recebido em festa em Portugal”

Essa gravação foi compartilhada pelo parlamentar português dias antes de uma visita de Lula ao país, em 22 de abril daquele ano. Na ocasião, o petista foi recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito em 2021 para um período de cinco anos. Nessa eleição, André Ventura foi candidato, mas ficou em terceiro lugar.

O mandatário português irá ocupar o cargo até 2026, quando novas eleições serão disputadas no país. 

Eleições legislativas de 2024 

A eleição legislativa de 2024, na verdade, também estava marcada para 2026. Mas o pleito foi antecipado após o então primeiro-ministro, António Costa, renunciar ao cargo sob investigações de corrupção e tráfico de influência.  

Quando há uma renúncia ou exoneração, o presidente pode optar por convidar outro deputado ou antecipar as eleições legislativas. O novo primeiro-ministro do país, por sua vez, ainda não foi escolhido. 

Como explica um vídeo no site da Assembleia da República, o primeiro-ministro do governo português é escolhido pelo presidente dentre os deputados eleitos para o Parlamento. 

Na última eleição, a sigla de André Ventura figurou em terceiro lugar entre as mais votadas, ocupando 48 cadeiras da Assembleia. 

Image
(AFP)

Em Portugal, o presidente e o primeiro-ministro compõem o Poder Executivo, e apenas o mandatário é eleito pelo voto popular. Os deputados da Assembleia, que tratam de assuntos do Legislativo, são eleitos através dos votos nos partidos. 

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco