Vídeo de laser verde é falsamente relacionado aos incêndios florestais no Texas em 2024

Uma gravação de um raio laser verde iluminando uma vizinhança em meio a uma tempestade não tem relação com os incêndios florestais registrados em fevereiro de 2024 no Texas, nos Estados Unidos. Publicações visualizadas mais de 12 mil vezes nas redes sociais desde 2 de março compartilham imagens do momento, sugerindo que o suposto laser teria provocado a emergência ambiental. Mas a sequência foi publicada pela primeira vez por um criador de conteúdos digitais em 2023, e um especialista explicou à AFP que um laser hipoteticamente capaz de causar um incêndio não seria visível dessa forma.

“QUEBRANDO: Um misterioso laser verde foi gravado em vídeo durante os incêndios florestais no Texas”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X, no Kwai e no Telegram.

Alegações similares circulam em inglês e espanhol.

Image
Captura de tela feita em 11 de março de 2024 de uma publicação no Telegram (.)

O Texas enfrenta o maior incêndio florestal de sua história, que afeta mais de 500 mil hectares no norte e no leste do estado, e já deixou pelo menos dois mortos. Várias áreas permanecem esvaziadas e algumas foram destruídas desde o início das chamas em 26 de fevereiro de 2024.

As autoridades ainda estão investigando as causas, embora tenham informado que as condições quentes e secas causadas pelas altas temperaturas, assim como fortes ventos, tiveram impacto na origem do fogo.

O presidente norte-americano, Joe Biden, atribuiu a gravidade do incêndio às mudanças climáticas.

Vídeo de laser não tem relação com incêndios

O vídeo viral mostra um raio de luz verde perto de uma casa durante uma tempestade noturna.

Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google levou a uma versão estendida da mesma gravação, compartilhada em publicações em inglês no TikTok, no Instagram e no Facebook em 31 de dezembro de 2023, meses antes do início do incêndio.

@incognitogamingtv THE GREEN BEAM?: WHAT APPEARS TO BE A GREEN LASER BEAM CAN BE SEEN MOVING ACROSS THE SKY DURING A THUNDERSTORM, SETTING OFF CAR ALARMS AND DISRUPTING AND CREATING AN ELECTRIC DISTURBANCE ON DECEMBER 31 2023!!!! WHAT COULD THIS BE? COULD THIS BE UFO? OR SOMETHING FAR MORE SINISTER? THOUGHTS? (THIS IS FOR EDUCATIONAL PURPOSES ONLY) #fyp#foryou#scary#newyears#2024#ufo#lightshow#viral#viraltiktok#trending♬ original sound - N-COG

O vídeo foi publicado por Antonio Williams, que se descreve como “criador digital” e utiliza o nome de usuário “@incognitogamingtv” no TikTok.

A legenda da publicação diz que o vídeo mostra um “raio de laser verde” se movendo pelo céu durante uma tempestade, mas assinala ser “apenas para fins educativos”.

A AFP não pôde verificar onde ficam localizados os edifícios vistos na gravação, mas a luz verde e os efeitos de som em conjunto parecem mostrar indícios de uma edição digital. Por exemplo, próximo a um minuto, o raio verde pisca na tela, mas um caminhão que trafega pela rua não se move.

O mesmo criador já publicou outros vídeos aparentemente editados, nos quais supostamente aparecem um monstro nadando sob uma ponte, um OVNI sobrevoando ruas cobertas de neve, um dragão seguindo um avião, uma mulher sendo sugada pelo céu, um asteróide se chocando contra a lua, uma figura de aspecto humano caminhando entre nuvens, rajadas de luz disparadas do céu e outros supostos fenômenos sobrenaturais

A AFP entrou em contato com Williams para solicitar comentários sobre o vídeo do laser verde, mas não obteve resposta.

Iain Boyd, diretor do Centro de Iniciativas para a Segurança Nacional da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, e especialista em armas de energia dirigida, explicou à AFP que, ainda que um laser de alta energia disparado contra a vegetação possa, em teoria, provocar um incêndio, aqueles desenvolvidos por militares requerem uma potência enorme e um porta aviões grande demais para passar despercebidos. 

Além disso, os raios tampouco seriam verdes como o do vídeo viral. “Esses lasers produzem feixes na parte infravermelha do espectro eletromagnético, não são verdes, e não são visíveis a olho humano”, disse Boyd.

Referências

Atualiza metadados
12 de março de 2024 Atualiza metadados

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco