Vídeo de naufrágio no Maranhão em 2020 circula como se mostrasse ataque a navio no Mar Vermelho

Os rebeldes huthis do Iêmen afirmaram ter afundado o navio britânico Rubymar no Mar Vermelho em fevereiro de 2024, em meio a uma série de ataques que o grupo diz realizar em solidariedade com os palestinos na Faixa de Gaza. A partir disso, o vídeo do naufrágio de uma embarcação, visualizado mais de mil vezes desde o dia 19 desse mês, circula com a alegação de que mostra o Rubymar. Mas na gravação se vê na verdade outro navio, Stellar Banner, afundado em operação planejada pela Marinha brasileira após encalhar na costa do Maranhão em 2020.

“Navio britânico afundado pelos terroristas Houthis”, diz a legenda de uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Kwai e no X.

O vídeo também circula em mensagens em árabe e espanhol.

Image
Captura de tela feita em 22 de fevereiro de 2024 de uma publicação no X (.)

Os rebeldes huthis do Iêmen, grupo insurgente que controla grandes áreas do território iemenita com apoio do Irã, realizam desde novembro uma série de ataques na rota do Mar Vermelho, uma via crucial para o transporte marítimo global.

Em 19 de fevereiro de 2024, os huthis assumiram a responsabilidade por um ataque contra “um navio britânico no Golfo de Áden, o 'Rubymar', com mísseis navais”.

No mesmo dia, a empresa de segurança marítima Ambrey informou sobre um ataque a um “navio de carga com bandeira de Belize, registrado no Reino Unido e operado pelo Líbano” no Estreito de Bab el Mandeb, que liga o Mar Vermelho ao Golfo de Áden.

O navio, que navegava para o norte desde os Emirados Árabes Unidos, tinha como destino a cidade búlgara de Varna.

“Durante a operação, garantimos que a tripulação do navio saísse em segurança”, disseram os huthis.

Vídeo de um naufrágio no Brasil em 2020

O vídeo viral de 30 segundos mostra o naufrágio de um navio no meio do mar. Na gravação é possível observar que o navio tem convés laranja, a cabine é branca e a chaminé tem faixas azuis e detalhe circular vermelho.

Uma busca reversa no Google com um dos frames da sequência exibiu o mesmo vídeo com uma versão estendida no YouTube, publicado em 12 de junho de 2020 e sob o título em português: “Afundamento do Navio Stellar-Banner no Maranhão”.

Uma outra pesquisa no Google pelas palavras-chave “Stellar Banner” e “Maranhão” mostrou reportagens publicadas pela imprensa brasileira (1, 2, 3), com as mesmas imagens da sequência viral, registrando o naufrágio no litoral do estado do Maranhão, em 12 de junho de 2020.

O navio, propriedade da empresa sul-coreana Polaris, havia encalhado meses antes, após partir do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, com destino à China. De acordo com reportagens, a embarcação contava com 20 tripulantes: 12 coreanos e oito filipinos. Ninguém ficou ferido.

À época, o site Marine Traffic, especializado em tráfego marítimo, publicou informações sobre o navio e a foto que registrava seu naufrágio.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco