Vídeos manipulados enganam ao mostrar famosos recomendando jogos; plataforma não é segura
- Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 22:05
- Atualizado em 26 de abril de 2024 às 21:04
- 8 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Anitta revela novo joguinho que vêm virando febre nas redes sociais, que ela vêm fazendo mais que uma diária de pedreiro”, é a frase sobreposta a um vídeo no Facebook.
Na gravação, de 19 segundos, ouve-se: “Sabem que tá na febre esses joguinhos, né. E eu tô chocada com esse chamado Subway Money. É o joguinho que todo mundo jogou, mas agora dá pra ganhar dinheiro com ele. Eu fiz R$ 300 brincando um dia desses. Então, assim, se você aí clicar agora em ‘saiba mais’, você vai ganhar o bônus da patroa”.
Na sequência, é possível ver dois vídeos: um da cantora, supostamente fazendo a recomendação, e, ao lado, uma animação de um personagem percorrendo trilhos de um trem, com elementos gráficos que se assemelham ao cenário do Subway Surfers.
O jogo oficial, de estilo “endless runner” (corrida interminável, em tradução livre para o português), foi criado pela empresa dinamarquesa Sybo Games. Nele, um personagem passa por obstáculos e coleta moedas – recompensa fictícia que serve para adquirir alguns benefícios dentro do jogo, como novos personagens e vestuário. O Subway Surfers não oferece a opção de remunerar o jogador.
Conteúdos semelhantes usando as imagens do jogador Neymar, do jornalista César Tralli e de outras personalidades circulam no Instagram, no TikTok, no Kwai e no X.
Contudo, estas publicações foram manipuladas digitalmente e a plataforma de jogos difundida nas mensagens não é segura.
Uma busca pelas palavras-chave “Anitta”, “podcast” e “entrevista” levou a um vídeo, publicado em 21 de agosto de 2023, na página do podcast “Podpah” no YouTube. Na ocasião, Anitta concedeu uma entrevista, de uma hora e 39 segundos, transmitida ao vivo na plataforma.
Uma comparação entre fragmentos do conteúdo compartilhado nas redes e a gravação publicada no YouTube permite observar os mesmos elementos, como faixas amarelas na parede branca ao fundo e acessórios utilizados pela cantora:
No entanto, Anitta não faz propaganda de jogos na entrevista e tampouco há declarações recentes dela com esse teor.
Procurada pela AFP, a assessoria da cantora respondeu, em 17 de janeiro de 2024, que “o vídeo claramente é uma montagem grosseira e criminosa em cima de uma participação da cantora no podcast PodPah”.
Além de Anitta, Neymar também teve sua imagem associada falsamente ao jogo. Em um vídeo que circula em anúncios no Facebook (1, 2), ele parece dizer: “Aproveitando essa oportunidade de apresentar pra vocês esse joguinho do Subway Money, que todos os famosos estavam comentando no meu cruzeiro”.
Uma busca no canal do jogador no YouTube mostrou a gravação original, publicada em 10 de junho de 2022. Nas imagens, Neymar manda uma mensagem ao seu ex-companheiro no Santos, o jogador Madson Ferreira.
Ao Checamos, a assessoria do atleta informou, em 18 de janeiro de 2024, que “ele nunca fez propaganda desse tipo” e que as publicações compartilhadas nas redes são “fake news”.
Vídeo do Jornal Hoje
Um dos vídeos simula uma reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, em que o apresentador César Tralli supostamente fala sobre o jogo Subway Money. Contudo, o telejornal não exibiu nenhuma matéria com esse teor. O conteúdo tampouco foi localizado nos sites da emissora ou em buscas no Google.
Contatada pelo Checamos, a assessoria de comunicação da Globo informou, em 16 de janeiro de 2024, que o vídeo do jornalista compartilhado nas redes é “uma deepfake e o César Tralli nunca promoveu nada dessa natureza”.
Outros casos
A imagem da atriz Mel Maia também foi usada para promover o jogo, a partir de registros de uma entrevista sua ao podcast Pod Delas, transmitida em 17 de outubro de 2023. Na gravação original, no entanto, não houve menção ao Subway Money.
O Checamos também localizou o vídeo original, publicado em 9 de março de 2022, do cantor MC Ryan SP, outra personalidade associada ao jogo. Um trecho da entrevista do artista ao Podpah foi usado para criar o conteúdo em que o funkeiro supostamente recomenda a plataforma, mas, na verdade, em nenhum momento ele faz menção a isso.
Já a gravação original usada na publicação que usa a imagem da influenciadora Virginia Fonseca é de 15 de junho de 2022 e mostra uma entrevista concedida por ela ao podcast Poccast. Na entrevista também não há menção ao jogo.
Plataforma não segura
Uma pesquisa na Biblioteca de Anúncios da Meta, proprietária do Facebook, mostrou que conteúdos semelhantes aos que utilizam a imagem de Neymar, com vídeos de figuras públicas supostamente promovendo o jogo, foram impulsionados por propagandas na rede social.
Nos Padrões de Comunidade da Meta há uma política contra Fraude e Dolo, na qual a empresa informa que remove “conteúdo que busca intencionalmente enganar, fazer declarações falsas de maneira deliberada ou explorar as pessoas de outra forma por dinheiro ou propriedade”. “Isso inclui conteúdos que visem coordenar ou promover essas atividades por meio da nossa plataforma”, acrescenta.
As publicações adotam a mesma estratégia: prometem dinheiro fácil para quem coleta moedas em um jogo chamado pelos nomes de Subway Money, Subway Pay ou Subway Cash. Cada vídeo é compartilhado com um link diferente, que leva a sites que imitam a identidade visual do jogo original (1, 2, 3, 4, 5).
Por meio de pesquisas nas plataformas Whois e Registro.br, que armazenam informações sobre proprietários de domínios na internet, o Checamos verificou que esses sites foram registrados no final de 2023, com endereços de contato em regiões dos Estados Unidos e Islândia (1, 2, 3, 4). Um deles foi registrado no Brasil.
Ao fazer o cadastro em um dos sites, o usuário é direcionado a um vídeo que indica que ele deve realizar um depósito, com valor mínimo de R$ 20, para começar a jogar.
O site indica que o jogador pode sacar o dinheiro quando quiser. Porém, na plataforma Reclame Aqui, há dezenas de mensagens de usuários que alegam não ter conseguido receber o dinheiro que ganharam jogando (1, 2).
Procurada pelo Checamos, a assessoria da Sybo Games comunicou que as plataformas não têm relação com o jogo Subway Surfers.
“Além de enganar os jogadores com promoções fraudulentas de deepfake de celebridades, este jogo online está usando nossas imagens ilegalmente e prejudicando nossos jogadores com a promessa de compensação financeira. Subway Surfers não oferece nenhuma forma de recompensa financeira aos jogadores. Estamos fazendo o nosso melhor, incluindo ações legais contra este jogo online, para que ninguém mais seja enganado”, afirmou.
Vídeos manipulados
Os conteúdos virais usam técnicas de manipulação digital. Algumas dessas tecnologias possibilitam captar informações sobre os movimentos faciais e a voz de uma pessoa para produzir imagens falsas.
Esse tipo de material pode ser fabricado com recursos de edição convencionais ou com ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, o chamado deepfake.
A cientista da computação especializada em Inteligência Artificial Ana Carolina da Hora explica que o principal risco dessa tecnologia é a disseminação de conteúdo desinformativo. “Vídeos falsificados podem ser usados para manipular opiniões públicas, difamar indivíduos ou interferir em processos democráticos. Em um nível pessoal, deepfakes podem ser utilizados para criar conteúdo comprometedor.”
Da Hora aponta que a qualidade da imagem e os movimentos faciais da pessoa ajudam a identificar a forma como o vídeo foi manipulado. “Vídeos deepfake, especialmente os de menor qualidade, podem apresentar inconsistências na renderização de rostos, como distorções sutis ou mudanças anômalas na textura da pele, cabelo, iluminação ou sombras. Vídeos editados convencionalmente tendem a ter uma consistência maior em termos de iluminação e textura”, exemplifica.
“Pode haver imperfeições nos movimentos faciais, especialmente ao redor dos olhos e da boca. Piscadas irregulares ou ausentes, lábios que não sincronizam perfeitamente com o áudio ou expressões faciais que parecem fora de contexto são sinais comuns. Em vídeos editados tradicionalmente, a voz original geralmente é preservada, embora possa ser cortada ou rearranjada”.
Referências
- Entrevista original de Anitta ao Podpah
- Vídeo original de Neymar no YouTube
- Vídeo original da entrevista da atriz Mel Maia
- Vídeo original da influenciadora Virginia Fonseca
- Vídeo original de MC Ryan SP
- Padrões de Comunidade e política contra Fraude e Dolo da Meta
- Informações sobre os registros dos sites do jogo (1, 2, 3, 4, 5)
- Mensagens Reclame Aqui (1, 2)
26 de abril de 2024 Atualiza metadados