
Sequência de brasileiros em manifestação na Times Square foi gerada com inteligência artificial
- Publicado em 13 de agosto de 2025 às 21:15
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Nos Estados Unidos os brasileiros estão fazendo a parte deles!”, diz o texto sobreposto às imagens compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no TikTok, no Telegram, no X e no YouTube.

Na sequência viral, uma multidão de verde e amarelo empunha bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos em meio a veículos que transitam pela Times Square, em Nova York. É possível escutar gritos, mas as palavras são ininteligíveis.
O conteúdo circula em meio à crise diplomática e comercial entre Brasil e Estados Unidos, protagonizada pela imposição de tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil e pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por uma suposta tentativa de golpe de Estado — processo classificado por Donald Trump como uma “caça às bruxas”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que as medidas tomadas pelos Estados Unidos se tratam de uma “chantagem inaceitável” e que Trump não estaria disposto a conversar sobre o assunto.
No entanto, o vídeo viralizado foi gerado com inteligência artificial.
Vídeo gerado por IA
Uma análise da sequência viral, com a velocidade reduzida, encontrou inconsistências visuais que apontam para o uso de inteligência artificial, como o braço de um manifestante que desaparece por alguns segundos, cartazes com dizeres ilegíveis e a camisa de um homem que balança como uma bandeira.

Denis Teyssou, coordenador editorial do AFP Medialab, analisou fragmentos do vídeo com a ferramenta de lupa do plugin de verificação InVID-WeVerify e encontrou outras distorções nos rostos dos manifestantes.

Teyssou também submeteu o conteúdo viral ao SynthID Detector, ferramenta que identifica marcas d’água do programa de inteligência artificial da Google, e obteve o resultado de que tanto o vídeo quanto o áudio foram gerados com o Google AI.

Uma pesquisa pelas palavras-chave “manifestação”, “brasileiros” e “Nova York” de fato encontrou registros (1, 2) de um ato de um grupo de brasileiros nas ruas da cidade norte-americana em 3 de agosto de 2025. No entanto, as imagens e vídeos do protesto exibem uma concentração de algumas dezenas de pessoas, e não a multidão vista no conteúdo viralizado.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação que utilizam inteligência artificial para criar falsos registros de manifestações.